Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA A PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134354
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7365
    "inscrito_id" => 15988
    "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O seguinte estudo trata-se de uma reflexão vivenciada na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, realizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede municipal de ensino do Município de Corrente-PI. Após a experiência, se fez necessária a reflexão acerca da importância do Estágio Curricular na vida do acadêmico. De acordo Pimenta e Lima (2004) e Freire (1987), o estágio proporciona ao futuro pedagogo o encontro da práxis da realidade educacional, dessa forma, o direcionamento docente vai se formando pelo seu contato com o chão da escola. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar como as vivências adquiridas no estágio podem influenciar na construção da prática pedagógica, tendo como metodologia a revisão bibliográfica articulada ao relato de experiência. As primeiras semanas de regência foram marcadas por diversas dificuldades, incluindo a resistência inicial dos alunos, que manifestavam rejeição à presença de alguém que não fazia parte do cotidiano deles, e apresentavam baixo interesse nas atividades propostas. Contudo, ao longo das semanas, gradualmente, a confiança da turma foi sendo conquistada, o que resultou em uma transformação significativa na experiência de ensino. Ao final do período de estágio, o vínculo estabelecido foi tão forte que os alunos expressaram seu desejo de que houvesse continuidade, percebendo nesse contexto, a existência de afetividade e confiança adquiridas ao longo do processo. No que se refere a formação acadêmica e profissional, o estágio, se mostrou imprescindível, o qual impactou não somente nos dois aspectos supracitados, mas também, a vida pessoal. Durante esse processo, foram vivenciados erros e tristezas, assim como acertos e conquistas. O estágio na formação acadêmica é um importante instrumento, por gerar uma vivência significativa, e uma reflexão sobre essas práticas e realidades da profissão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15988_TB7365_28042025141153.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA MARQUES DE GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA MdG"
    "autor_email" => "gabriela24088@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134354
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7365
    "inscrito_id" => 15988
    "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O seguinte estudo trata-se de uma reflexão vivenciada na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, realizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede municipal de ensino do Município de Corrente-PI. Após a experiência, se fez necessária a reflexão acerca da importância do Estágio Curricular na vida do acadêmico. De acordo Pimenta e Lima (2004) e Freire (1987), o estágio proporciona ao futuro pedagogo o encontro da práxis da realidade educacional, dessa forma, o direcionamento docente vai se formando pelo seu contato com o chão da escola. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar como as vivências adquiridas no estágio podem influenciar na construção da prática pedagógica, tendo como metodologia a revisão bibliográfica articulada ao relato de experiência. As primeiras semanas de regência foram marcadas por diversas dificuldades, incluindo a resistência inicial dos alunos, que manifestavam rejeição à presença de alguém que não fazia parte do cotidiano deles, e apresentavam baixo interesse nas atividades propostas. Contudo, ao longo das semanas, gradualmente, a confiança da turma foi sendo conquistada, o que resultou em uma transformação significativa na experiência de ensino. Ao final do período de estágio, o vínculo estabelecido foi tão forte que os alunos expressaram seu desejo de que houvesse continuidade, percebendo nesse contexto, a existência de afetividade e confiança adquiridas ao longo do processo. No que se refere a formação acadêmica e profissional, o estágio, se mostrou imprescindível, o qual impactou não somente nos dois aspectos supracitados, mas também, a vida pessoal. Durante esse processo, foram vivenciados erros e tristezas, assim como acertos e conquistas. O estágio na formação acadêmica é um importante instrumento, por gerar uma vivência significativa, e uma reflexão sobre essas práticas e realidades da profissão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15988_TB7365_28042025141153.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA MARQUES DE GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA MdG"
    "autor_email" => "gabriela24088@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O seguinte estudo trata-se de uma reflexão vivenciada na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, realizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede municipal de ensino do Município de Corrente-PI. Após a experiência, se fez necessária a reflexão acerca da importância do Estágio Curricular na vida do acadêmico. De acordo Pimenta e Lima (2004) e Freire (1987), o estágio proporciona ao futuro pedagogo o encontro da práxis da realidade educacional, dessa forma, o direcionamento docente vai se formando pelo seu contato com o chão da escola. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar como as vivências adquiridas no estágio podem influenciar na construção da prática pedagógica, tendo como metodologia a revisão bibliográfica articulada ao relato de experiência. As primeiras semanas de regência foram marcadas por diversas dificuldades, incluindo a resistência inicial dos alunos, que manifestavam rejeição à presença de alguém que não fazia parte do cotidiano deles, e apresentavam baixo interesse nas atividades propostas. Contudo, ao longo das semanas, gradualmente, a confiança da turma foi sendo conquistada, o que resultou em uma transformação significativa na experiência de ensino. Ao final do período de estágio, o vínculo estabelecido foi tão forte que os alunos expressaram seu desejo de que houvesse continuidade, percebendo nesse contexto, a existência de afetividade e confiança adquiridas ao longo do processo. No que se refere a formação acadêmica e profissional, o estágio, se mostrou imprescindível, o qual impactou não somente nos dois aspectos supracitados, mas também, a vida pessoal. Durante esse processo, foram vivenciados erros e tristezas, assim como acertos e conquistas. O estágio na formação acadêmica é um importante instrumento, por gerar uma vivência significativa, e uma reflexão sobre essas práticas e realidades da profissão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.