Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CLUBE DE LEITURA E CRÉDITOS INCENTIVANDO A LEITURA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134387
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7414
    "inscrito_id" => 16077
    "titulo" => "CLUBE DE LEITURA E CRÉDITOS INCENTIVANDO A LEITURA"
    "resumo" => "O projeto "Clube de Leitura e Créditos" é desenvolvido na Escola Municipal Casa dos Ferroviários, em Recife-PE, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo principal estimular o gosto pela leitura e desenvolver competências de interpretação textual, autonomia e raciocínio matemático. Fundamentado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas práticas de incentivo à leitura, o projeto propõe uma metodologia lúdica baseada em um sistema de créditos. A cada livro lido e atividade de interpretação satisfatória, o aluno acumula créditos simbólicos em seu “cartão de leitura”, que posteriormente são utilizados em uma "Lojinha da Leitura" organizada semestralmente. O projeto integra habilidades de Língua Portuguesa, Matemática e Geografia, trabalhando a interpretação de textos (EF04LP09, EF04LP10, EF04LP16, EF04LP19), o sistema monetário (EF04MA06, EF04MA07) e a reflexão sobre o consumo consciente (EF04GE04). Como resultados parciais, observa-se um aumento no interesse pela leitura, maior engajamento dos alunos nas atividades de interpretação e melhora no entendimento de operações matemáticas simples, além de avanços no comportamento relacionado ao consumo consciente. O projeto evidencia a importância de estratégias interdisciplinares e motivadoras na promoção da leitura, da autonomia e da formação de leitores críticos e responsáveis, valorizando a construção de competências essenciais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16077_TB7414_28042025205212.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAYURY KAROLINE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAYURY SILVA"
    "autor_email" => "sayury.1254979@prof.educ.rec.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134387
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7414
    "inscrito_id" => 16077
    "titulo" => "CLUBE DE LEITURA E CRÉDITOS INCENTIVANDO A LEITURA"
    "resumo" => "O projeto "Clube de Leitura e Créditos" é desenvolvido na Escola Municipal Casa dos Ferroviários, em Recife-PE, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo principal estimular o gosto pela leitura e desenvolver competências de interpretação textual, autonomia e raciocínio matemático. Fundamentado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas práticas de incentivo à leitura, o projeto propõe uma metodologia lúdica baseada em um sistema de créditos. A cada livro lido e atividade de interpretação satisfatória, o aluno acumula créditos simbólicos em seu “cartão de leitura”, que posteriormente são utilizados em uma "Lojinha da Leitura" organizada semestralmente. O projeto integra habilidades de Língua Portuguesa, Matemática e Geografia, trabalhando a interpretação de textos (EF04LP09, EF04LP10, EF04LP16, EF04LP19), o sistema monetário (EF04MA06, EF04MA07) e a reflexão sobre o consumo consciente (EF04GE04). Como resultados parciais, observa-se um aumento no interesse pela leitura, maior engajamento dos alunos nas atividades de interpretação e melhora no entendimento de operações matemáticas simples, além de avanços no comportamento relacionado ao consumo consciente. O projeto evidencia a importância de estratégias interdisciplinares e motivadoras na promoção da leitura, da autonomia e da formação de leitores críticos e responsáveis, valorizando a construção de competências essenciais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16077_TB7414_28042025205212.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAYURY KAROLINE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAYURY SILVA"
    "autor_email" => "sayury.1254979@prof.educ.rec.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto "Clube de Leitura e Créditos" é desenvolvido na Escola Municipal Casa dos Ferroviários, em Recife-PE, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo principal estimular o gosto pela leitura e desenvolver competências de interpretação textual, autonomia e raciocínio matemático. Fundamentado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas práticas de incentivo à leitura, o projeto propõe uma metodologia lúdica baseada em um sistema de créditos. A cada livro lido e atividade de interpretação satisfatória, o aluno acumula créditos simbólicos em seu “cartão de leitura”, que posteriormente são utilizados em uma "Lojinha da Leitura" organizada semestralmente. O projeto integra habilidades de Língua Portuguesa, Matemática e Geografia, trabalhando a interpretação de textos (EF04LP09, EF04LP10, EF04LP16, EF04LP19), o sistema monetário (EF04MA06, EF04MA07) e a reflexão sobre o consumo consciente (EF04GE04). Como resultados parciais, observa-se um aumento no interesse pela leitura, maior engajamento dos alunos nas atividades de interpretação e melhora no entendimento de operações matemáticas simples, além de avanços no comportamento relacionado ao consumo consciente. O projeto evidencia a importância de estratégias interdisciplinares e motivadoras na promoção da leitura, da autonomia e da formação de leitores críticos e responsáveis, valorizando a construção de competências essenciais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.