CLUBE DE LEITURA E CRÉDITOS INCENTIVANDO A LEITURA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134387 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7414 "inscrito_id" => 16077 "titulo" => "CLUBE DE LEITURA E CRÉDITOS INCENTIVANDO A LEITURA" "resumo" => "O projeto "Clube de Leitura e Créditos" é desenvolvido na Escola Municipal Casa dos Ferroviários, em Recife-PE, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo principal estimular o gosto pela leitura e desenvolver competências de interpretação textual, autonomia e raciocínio matemático. Fundamentado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas práticas de incentivo à leitura, o projeto propõe uma metodologia lúdica baseada em um sistema de créditos. A cada livro lido e atividade de interpretação satisfatória, o aluno acumula créditos simbólicos em seu “cartão de leitura”, que posteriormente são utilizados em uma "Lojinha da Leitura" organizada semestralmente. O projeto integra habilidades de Língua Portuguesa, Matemática e Geografia, trabalhando a interpretação de textos (EF04LP09, EF04LP10, EF04LP16, EF04LP19), o sistema monetário (EF04MA06, EF04MA07) e a reflexão sobre o consumo consciente (EF04GE04). Como resultados parciais, observa-se um aumento no interesse pela leitura, maior engajamento dos alunos nas atividades de interpretação e melhora no entendimento de operações matemáticas simples, além de avanços no comportamento relacionado ao consumo consciente. O projeto evidencia a importância de estratégias interdisciplinares e motivadoras na promoção da leitura, da autonomia e da formação de leitores críticos e responsáveis, valorizando a construção de competências essenciais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16077_TB7414_28042025205212.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAYURY KAROLINE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAYURY SILVA" "autor_email" => "sayury.1254979@prof.educ.rec.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134387 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7414 "inscrito_id" => 16077 "titulo" => "CLUBE DE LEITURA E CRÉDITOS INCENTIVANDO A LEITURA" "resumo" => "O projeto "Clube de Leitura e Créditos" é desenvolvido na Escola Municipal Casa dos Ferroviários, em Recife-PE, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo principal estimular o gosto pela leitura e desenvolver competências de interpretação textual, autonomia e raciocínio matemático. Fundamentado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas práticas de incentivo à leitura, o projeto propõe uma metodologia lúdica baseada em um sistema de créditos. A cada livro lido e atividade de interpretação satisfatória, o aluno acumula créditos simbólicos em seu “cartão de leitura”, que posteriormente são utilizados em uma "Lojinha da Leitura" organizada semestralmente. O projeto integra habilidades de Língua Portuguesa, Matemática e Geografia, trabalhando a interpretação de textos (EF04LP09, EF04LP10, EF04LP16, EF04LP19), o sistema monetário (EF04MA06, EF04MA07) e a reflexão sobre o consumo consciente (EF04GE04). Como resultados parciais, observa-se um aumento no interesse pela leitura, maior engajamento dos alunos nas atividades de interpretação e melhora no entendimento de operações matemáticas simples, além de avanços no comportamento relacionado ao consumo consciente. O projeto evidencia a importância de estratégias interdisciplinares e motivadoras na promoção da leitura, da autonomia e da formação de leitores críticos e responsáveis, valorizando a construção de competências essenciais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16077_TB7414_28042025205212.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAYURY KAROLINE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAYURY SILVA" "autor_email" => "sayury.1254979@prof.educ.rec.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }