Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ENGAJADOS E RESPEITOSOS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

É sabido que no Brasil tanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948) quanto a Constituição Federal (Brasil, 1988), estabelecem a dignidade da pessoa humana como um de seus fundamentos. Visando compreender o panorama sócio político-econômico, marcado por crescentes desafios relacionados às várias formas de violências dentro da Educação Básica especificamente no ensino médio, momento chave para a consolidação da construção identitária que prepara esses jovens para a vida adulta e o exercício pleno da cidadania, a Educação em Direitos Humanos (EDH) assume um papel de destaque. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM Médio) (Brasil, 2018) reforçam a necessidade de integrar os direitos humanos de forma transversal no currículo, permeando as diversas áreas do conhecimento e as práticas pedagógicas. A perspectiva da transversalidade na EDH, conforme defendida por Candau (2008), busca superar a fragmentação do conhecimento e inserir a temática dos direitos humanos no cotidiano escolar, conectando-a às vivências e às questões sociais relevantes dos estudantes. Diante desse cenário, a presente investigação se debruça sobre a seguinte questão: De que maneira a abordagem transversal da educação em direitos humanos no currículo do ensino médio brasileiro tem sido implementada e quais são os seus principais desafios e potencialidades para o desenvolvimento de atitudes de respeito, empatia e engajamento cívico entre os mesmos? A análise desta problemática, ancorada nos referenciais teóricos apresentados e em estudos sobre as práticas pedagógicas no ensino médio, com uma abordagem metodológica qualitativa , com aporte em análises bibliográficas de teóricos como Candau (2018),Freire(1981) e outros, a escolha dessa metodologia justifica-se concernir as múltiplas perspectivas abordadas pela transversalidade educacional em Direitos Humanos no currículo do ensino médio brasileiro.Objetivando compreender as implicações na sua implementação e os desafios a serem superados para otimizar a formação de jovens críticos em uma sociedade mais equânime.

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