A PRÁTICA DOS 3 RS (ERRES) DA SUSTENTABILIDADE E A IMPORTÂNCIA DO CONSUMO CONSCIENTE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: REDUCE, REUSE AND RECYCLE.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134435 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7483 "inscrito_id" => 13392 "titulo" => "A PRÁTICA DOS 3 RS (ERRES) DA SUSTENTABILIDADE E A IMPORTÂNCIA DO CONSUMO CONSCIENTE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: REDUCE, REUSE AND RECYCLE." "resumo" => "Esta pesquisa gira em torno da teoria e prática dos 3Rs – Reduce, Reuse and Recycle nas aulas de Língua Inglesa como alternativa de desenvolver ações sustentáveis para a conscientização discente. Tendo em vista o quantitativo de resíduos sólidos produzido pelos educandos no âmbito escolar, neste contexto a incrementação dos 3Rs surge como alternativa válida para mitigar a produção de lixo em sala de aula. Este projeto teve como objetivo pesquisar o conceito e princípios dos 3 Rs (Reduce, Reuse, Recycle) da sustentabilidade; aplicar e reforçar a importância dos 3Rs no contexto das aulas de Língua Inglesa; promover um ensino que valorize não somente o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mas também a relevância do consumo consciente em prol da presenvação ambiental e sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa ação de caráter qualitativo, implementada com 100 (cem) alunos do ensino médio de uma escola de Manaus/AM, durante as aulas de língua inglesa. Como resultado os estudantes puderam compreender a respeito dos conceitos de forma teórica e prática por meio da conscientização e das ações: 1) Reduce – houve redução significativa na produção de lixo como papel de caderno descartado de forma desnecessária; 2) Reuse – foram reutilizados tampas e garrafas pets, papelão e TNT para atividades lúdicas no componente curricular de língua inglesa; 3) Recycle – buscou-se identificar postos de coleta próximos a escola para a entrega de resíduos sólidos para a reciclagem, foram identificados 3 pontos de coleta, sendo um deles em frente da escola e duas redes de supermercados, onde houve o incentivo da prática da coleta seletiva sustentável a partir das aulas da língua inglesa, colaborando assim para a formação crítica e reflexiva no contexto da educação ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13392_TB7483_29042025100458.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA VALÉRIA DE SOUZA DUARTE" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "valerria.fvsm7@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE (UNINORTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134435 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7483 "inscrito_id" => 13392 "titulo" => "A PRÁTICA DOS 3 RS (ERRES) DA SUSTENTABILIDADE E A IMPORTÂNCIA DO CONSUMO CONSCIENTE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: REDUCE, REUSE AND RECYCLE." "resumo" => "Esta pesquisa gira em torno da teoria e prática dos 3Rs – Reduce, Reuse and Recycle nas aulas de Língua Inglesa como alternativa de desenvolver ações sustentáveis para a conscientização discente. Tendo em vista o quantitativo de resíduos sólidos produzido pelos educandos no âmbito escolar, neste contexto a incrementação dos 3Rs surge como alternativa válida para mitigar a produção de lixo em sala de aula. Este projeto teve como objetivo pesquisar o conceito e princípios dos 3 Rs (Reduce, Reuse, Recycle) da sustentabilidade; aplicar e reforçar a importância dos 3Rs no contexto das aulas de Língua Inglesa; promover um ensino que valorize não somente o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mas também a relevância do consumo consciente em prol da presenvação ambiental e sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa ação de caráter qualitativo, implementada com 100 (cem) alunos do ensino médio de uma escola de Manaus/AM, durante as aulas de língua inglesa. Como resultado os estudantes puderam compreender a respeito dos conceitos de forma teórica e prática por meio da conscientização e das ações: 1) Reduce – houve redução significativa na produção de lixo como papel de caderno descartado de forma desnecessária; 2) Reuse – foram reutilizados tampas e garrafas pets, papelão e TNT para atividades lúdicas no componente curricular de língua inglesa; 3) Recycle – buscou-se identificar postos de coleta próximos a escola para a entrega de resíduos sólidos para a reciclagem, foram identificados 3 pontos de coleta, sendo um deles em frente da escola e duas redes de supermercados, onde houve o incentivo da prática da coleta seletiva sustentável a partir das aulas da língua inglesa, colaborando assim para a formação crítica e reflexiva no contexto da educação ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13392_TB7483_29042025100458.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA VALÉRIA DE SOUZA DUARTE" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "valerria.fvsm7@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE (UNINORTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }