NARRATIVAS PERIFÉRICAS E EDUCAÇÃO DECOLONIAL: A EXPERIÊNCIA DO EHCAI EM MAGÉ/RJ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134447 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7510 "inscrito_id" => 16040 "titulo" => "NARRATIVAS PERIFÉRICAS E EDUCAÇÃO DECOLONIAL: A EXPERIÊNCIA DO EHCAI EM MAGÉ/RJ" "resumo" => "Este pôster apresenta a experiência do município de Magé/RJ na implementação do Ensino de História e Cultura Africana, Afrobrasileira e Indígena (EHCAI), destacando sua importância como ferramenta de valorização das narrativas periféricas no currículo escolar. A pesquisa adota uma abordagem decolonial, ancorada nos aportes teóricos de Aníbal Quijano (colonialidade do saber), Michel Foucault (saberes e poder), Ailton Krenak (educação ancestral e reinvenção) e Chantal Mouffe (educação agonística), para compreender como a inclusão desses conteúdos promove o reconhecimento de saberes historicamente marginalizados. A partir da análise da realidade de Magé, município com comunidades quilombolas remanescentes e forte presença de periferias urbanas, observa-se que o EHCAI contribui para o fortalecimento da identidade dos estudantes e para a ampliação de sua consciência histórica e social. O trabalho evidencia como o currículo pode se tornar um espaço de disputa simbólica e política, ao incorporar vozes silenciadas e práticas pedagógicas que rompem com a lógica eurocêntrica tradicional. Entre os principais resultados, destaca-se o impacto positivo do EHCAI na autoestima dos estudantes, na valorização da cultura local e na promoção de um ensino mais plural e inclusivo. A experiência de Magé demonstra que é possível reinventar a escola como espaço de resistência, onde memórias, afetos e ancestralidades convergem para a construção de uma educação mais justa e democrática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16040_TB7510_29042025123232.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE DAS NEVES ENCARNAÇÃO AMANCIO" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simoneencarnacao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134447 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7510 "inscrito_id" => 16040 "titulo" => "NARRATIVAS PERIFÉRICAS E EDUCAÇÃO DECOLONIAL: A EXPERIÊNCIA DO EHCAI EM MAGÉ/RJ" "resumo" => "Este pôster apresenta a experiência do município de Magé/RJ na implementação do Ensino de História e Cultura Africana, Afrobrasileira e Indígena (EHCAI), destacando sua importância como ferramenta de valorização das narrativas periféricas no currículo escolar. A pesquisa adota uma abordagem decolonial, ancorada nos aportes teóricos de Aníbal Quijano (colonialidade do saber), Michel Foucault (saberes e poder), Ailton Krenak (educação ancestral e reinvenção) e Chantal Mouffe (educação agonística), para compreender como a inclusão desses conteúdos promove o reconhecimento de saberes historicamente marginalizados. A partir da análise da realidade de Magé, município com comunidades quilombolas remanescentes e forte presença de periferias urbanas, observa-se que o EHCAI contribui para o fortalecimento da identidade dos estudantes e para a ampliação de sua consciência histórica e social. O trabalho evidencia como o currículo pode se tornar um espaço de disputa simbólica e política, ao incorporar vozes silenciadas e práticas pedagógicas que rompem com a lógica eurocêntrica tradicional. Entre os principais resultados, destaca-se o impacto positivo do EHCAI na autoestima dos estudantes, na valorização da cultura local e na promoção de um ensino mais plural e inclusivo. A experiência de Magé demonstra que é possível reinventar a escola como espaço de resistência, onde memórias, afetos e ancestralidades convergem para a construção de uma educação mais justa e democrática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16040_TB7510_29042025123232.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE DAS NEVES ENCARNAÇÃO AMANCIO" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simoneencarnacao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }