Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE, LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: COMO TRABALHAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Sabemos que o currículo pode ser classificado de diferentes formas, dependendo da ênfase dada aos conhecimentos e valores transmitidos. Cada tipo curricular reflete as influências culturais, sociais e políticas da sociedade em determinado momento histórico. O currículo, em suas diferentes abordagens, impacta diretamente as práticas pedagógicas, a organização da rotina escolar e a forma como os alunos interagem com o processo de ensino-aprendizagem. A influência de cada tipo curricular molda não só o conteúdo ensinado, mas também os métodos, as atitudes e os valores presentes no cotidiano escolar. A partir disso, este trabalho tem por objetivo investigar de que forma a Educação Ambiental (EA) pode contribuir para a consolidação da escola como um espaço permanente de reflexão e difusão de práticas voltadas à sustentabilidade e deste modo, como pode contribuir para ressignificar a escola como um espaço contínuo de reflexão e disseminação de ideias voltadas à preservação. Parte-se do pressuposto de que a EA é um instrumento essencial para a formação de cidadãos críticos e socialmente engajados na busca por soluções para os desafios socioambientais contemporâneos e assim sendo, a escola possui papel fundamental neste movimento, aos utilizar como ferramenta o Livro Didático. O estudo integra uma pesquisa de Mestrado em Educação que investiga o papel da EA no Brasil, analisando as lacunas e potencialidades da legislação nacional e o posicionamento da comunidade acadêmica sobre o tema, dialogando com uma pesquisa de Graduação em Engenharia Ambiental, focada na relevância da reciclagem no contexto escolar. A metodologia adotada é qualitativa, com base na análise documental de projetos de lei e na revisão integrativa de dois livros didáticos. Ainda em fase inicial, o estudo já aponta, em seus primeiros resultados, uma carência de diretrizes efetivas na legislação nacional, bem como limitações nas abordagens curriculares e dos materiais didáticos, os quais poderiam desempenhar um papel fundamental na formação de uma consciência ambiental mais crítica, responsável e participativa.

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