Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A HUMANIDADE DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS ESSENCIAIS À DOCÊNCIA NA ERA TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134497
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7594
    "inscrito_id" => 12892
    "titulo" => "A HUMANIDADE DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS ESSENCIAIS À DOCÊNCIA NA ERA TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "Este estudo propõe investigar as competências digitais fundamentais que os professores precisam desenvolver para atuar de forma eficaz em contextos educacionais mediados por tecnologia. A pesquisa parte do reconhecimento de que a era digital, marcada pela ubiquidade tecnológica e por rápidas transformações sociais e educacionais, exige dos docentes mais do que habilidades técnicas: requer a compreensão crítica, ética e pedagógica do uso das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Com base em autores como Mometti (2021), Almeida (2016), Santaella (2003) e Castells (1996), o estudo busca compreender como a formação docente está incorporando esses saberes e quais são os principais desafios enfrentados nesse processo. Adota-se uma metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, com análise documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários a professores em formação e em exercício. O foco está no mapeamento das competências digitais mais relevantes para a prática docente contemporânea, tais como fluência digital, criatividade pedagógica, pensamento crítico e responsabilidade ética no uso das tecnologias. Espera-se que os resultados contribuam para subsidiar melhorias nos currículos de formação de professores e para a elaboração de programas de capacitação mais alinhados às demandas da educação na era digital."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12892_TB7594_29042025182650.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA MARIA ROCHA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANDREA"
    "autor_email" => "andrea.rodrigues@ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134497
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7594
    "inscrito_id" => 12892
    "titulo" => "A HUMANIDADE DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS ESSENCIAIS À DOCÊNCIA NA ERA TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "Este estudo propõe investigar as competências digitais fundamentais que os professores precisam desenvolver para atuar de forma eficaz em contextos educacionais mediados por tecnologia. A pesquisa parte do reconhecimento de que a era digital, marcada pela ubiquidade tecnológica e por rápidas transformações sociais e educacionais, exige dos docentes mais do que habilidades técnicas: requer a compreensão crítica, ética e pedagógica do uso das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Com base em autores como Mometti (2021), Almeida (2016), Santaella (2003) e Castells (1996), o estudo busca compreender como a formação docente está incorporando esses saberes e quais são os principais desafios enfrentados nesse processo. Adota-se uma metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, com análise documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários a professores em formação e em exercício. O foco está no mapeamento das competências digitais mais relevantes para a prática docente contemporânea, tais como fluência digital, criatividade pedagógica, pensamento crítico e responsabilidade ética no uso das tecnologias. Espera-se que os resultados contribuam para subsidiar melhorias nos currículos de formação de professores e para a elaboração de programas de capacitação mais alinhados às demandas da educação na era digital."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12892_TB7594_29042025182650.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA MARIA ROCHA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANDREA"
    "autor_email" => "andrea.rodrigues@ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo propõe investigar as competências digitais fundamentais que os professores precisam desenvolver para atuar de forma eficaz em contextos educacionais mediados por tecnologia. A pesquisa parte do reconhecimento de que a era digital, marcada pela ubiquidade tecnológica e por rápidas transformações sociais e educacionais, exige dos docentes mais do que habilidades técnicas: requer a compreensão crítica, ética e pedagógica do uso das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Com base em autores como Mometti (2021), Almeida (2016), Santaella (2003) e Castells (1996), o estudo busca compreender como a formação docente está incorporando esses saberes e quais são os principais desafios enfrentados nesse processo. Adota-se uma metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, com análise documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários a professores em formação e em exercício. O foco está no mapeamento das competências digitais mais relevantes para a prática docente contemporânea, tais como fluência digital, criatividade pedagógica, pensamento crítico e responsabilidade ética no uso das tecnologias. Espera-se que os resultados contribuam para subsidiar melhorias nos currículos de formação de professores e para a elaboração de programas de capacitação mais alinhados às demandas da educação na era digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.