FORMAÇÃO CONTINUADA E PROCESSOS AVALIATIVOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA DE PARNAÍBA (PI)
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O estudo foi realizado na disciplina Avaliação da Aprendizagem, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no período letivo de 2024.1, e caracterizando-se como pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, com abordagem descritiva e exploratória. Foram aplicadas 13 entrevistas, por meio de questionários enviados presencialmente às escolas e, em alguns casos, via aplicativo WhatsApp para o corpo docente. Os resultados apontaram que 92% dos participantes possuem pós-graduação (especialização ou mestrado), evidenciando preocupação com a formação continuada. Em relação às práticas avaliativas, 100% afirmaram utilizar provas e testes, 85% realizam avaliações diagnósticas e 77% desenvolvem atividades adaptadas para atender às dificuldades dos estudantes. Instrumentos como autoavaliação (69%) e relatórios (62%) também aparecem de forma expressiva, enquanto apenas 30% indicaram utilizar portfólios. 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