POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134563 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7696 "inscrito_id" => 16369 "titulo" => "POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Este estudo analisa os desafios e avanços das políticas de acessibilidade e formação de professores em educação especial no Brasil. A inclusão de alunos com deficiência nas escolas brasileiras ainda encontra problemas básicos, mas alguns avanços mostram que a mudança é possível. Os dados do Censo Escolar (2022) mostra um cenário preocupante: só 43% das escolas públicas têm acessibilidade mínima, a maioria não tem banheiros adaptados (57%) e faltam materiais inclusivos (65%), Revelando uma falta de estrutura. Outra questão é a formação dos professores. De acordo com a UNESCO (2020), menos de 30% dos educadores receberam treinamento adequado para trabalhar com alunos que têm necessidades especiais. Sem esse preparo, fica complicado oferecer um ensino de qualidade que atenda a todos. Em contrapartida O Ministério da Educação (MEC) tem investido em capacitação. Entre 2020 e 2023, um programa do governo formou 15 mil professores em educação inclusiva, e os resultados já apareceram: nas cidades onde esses profissionais atuam, o número de alunos que abandonam a escola diminuiu. Isso prova que, quando há investimento e compromisso, a educação inclusiva pode avançar. É preciso melhorar a infraestrutura das escolas, ampliar a formação dos professores e garantir que todos os alunos, com ou sem deficiência, tenham as mesmas oportunidades de aprender." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID16369_TB7696_13052025213822.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELE CRISTINE DOS SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIELE" "autor_email" => "cristine.gabi2000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134563 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7696 "inscrito_id" => 16369 "titulo" => "POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Este estudo analisa os desafios e avanços das políticas de acessibilidade e formação de professores em educação especial no Brasil. A inclusão de alunos com deficiência nas escolas brasileiras ainda encontra problemas básicos, mas alguns avanços mostram que a mudança é possível. Os dados do Censo Escolar (2022) mostra um cenário preocupante: só 43% das escolas públicas têm acessibilidade mínima, a maioria não tem banheiros adaptados (57%) e faltam materiais inclusivos (65%), Revelando uma falta de estrutura. Outra questão é a formação dos professores. De acordo com a UNESCO (2020), menos de 30% dos educadores receberam treinamento adequado para trabalhar com alunos que têm necessidades especiais. Sem esse preparo, fica complicado oferecer um ensino de qualidade que atenda a todos. Em contrapartida O Ministério da Educação (MEC) tem investido em capacitação. Entre 2020 e 2023, um programa do governo formou 15 mil professores em educação inclusiva, e os resultados já apareceram: nas cidades onde esses profissionais atuam, o número de alunos que abandonam a escola diminuiu. Isso prova que, quando há investimento e compromisso, a educação inclusiva pode avançar. É preciso melhorar a infraestrutura das escolas, ampliar a formação dos professores e garantir que todos os alunos, com ou sem deficiência, tenham as mesmas oportunidades de aprender." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID16369_TB7696_13052025213822.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELE CRISTINE DOS SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIELE" "autor_email" => "cristine.gabi2000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }