Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUDICIDADE ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA:PARQUE PORTO FUTURO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central analisar a potencialidade do parque público Porto Futuro, localizado em Belém-PA como um espaço educativo e democrático, articulando o conceito de território educativo com práticas educativos voltadas para a educação infantil. Este trabalho investiga a potencialidade dos materiais não estruturados, para produção de brinquedos e brincadeiras para as crianças, em espaços públicos da cidade de Belém-PA. A metodologia escolhida foi a pesquisa etnográfica com diário de campo e registro de fotografias do local. Com base numa perspectiva social, fundamentada em Vygotsky e Piaget. Além disso, foram realizados estudos sobre educação em espaços não-formais e sobre territórios lúdicos como espaços de diálogos constante entre educação e democracia. A questão norteadora que conduziu esse trabalho foi responder como se dá o processo educativo e lúdico em espaços não formais de educação? À vista disso, os espaços relegados pela gestão pública, constituem-se como um lugar de inventividade, de autenticidade e de protagonismo cidadão, a fim de as crianças concebam o espaço como parte de si, além de potencializar as trocas e aprendizagens coletivas, por meio de eventos comunitários, ações de manutenção dos espaços, jogos e brincadeiras infantis. Os resultados obtidos demonstraram que o Porto Futuro representa um espaço público privilegiado de formação em que a ludicidade viabiliza a aprendizagem, a cidadania, autencidade e autonomia.

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