DIVERSIDADE TEMÁTICA E PARTICIPAÇÃO NA SNCT DO SERTÃO DO MOXOTÓ IPANEMA 2024
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134786 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8040 "inscrito_id" => 2831 "titulo" => "DIVERSIDADE TEMÁTICA E PARTICIPAÇÃO NA SNCT DO SERTÃO DO MOXOTÓ IPANEMA 2024" "resumo" => "A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Sertão do Moxotó Ipanema, realizada em 2024, recebeu uma variedade de trabalhos submetidos entre agosto e setembro. Esses projetos abrangem áreas como biologia, química, física, matemática, tecnologia, educação ambiental e saberes tradicionais. Os temas mais recorrentes incluem a preservação ambiental, a biodiversidade da Caatinga, a invenção de soluções tecnológicas e a exploração de saberes indígenas e quilombolas. Os projetos variam desde estudos sobre a flora e fauna da Caatinga até iniciativas de reciclagem e o uso de materiais alternativos. Destacam-se também a criação de jogos educativos, a utilização de tecnologias para resolver problemas locais e a valorização da cultura local. A participação de estudantes de ambos os sexos é significativa, com um equilíbrio razoável entre meninos e meninas. No entanto, em áreas como robótica e tecnologia, a presença masculina é um pouco mais destacada, enquanto nas áreas de artes e saberes tradicionais, a participação feminina é bastante representativa. Os trabalhos submetidos durante esse período refletem um compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Muitos projetos se concentram em soluções para problemas locais, como a escassez de água, a degradação do solo e a conservação da biodiversidade. A utilização de tecnologias como a hidroponia, a robótica e a criação de aplicativos móveis também é comum, mostrando um interesse crescente dos jovens em ciência e tecnologia. Os trabalhos apresentados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Sertão do Moxotó Ipanema em 2024 demonstram uma diversidade de temas e áreas de conhecimento, com uma participação significativa de ambos os sexos. Eles destacam a importância da ciência e da tecnologia na resolução de problemas locais e na preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que valorizam a cultura e os saberes tradicionais da região." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2831_TB8040_01062025210002.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL DOS SANTOS ROCHA" "autor_nome_curto" => "DANIEL ROCHA" "autor_email" => "danieldsr2009@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134786 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8040 "inscrito_id" => 2831 "titulo" => "DIVERSIDADE TEMÁTICA E PARTICIPAÇÃO NA SNCT DO SERTÃO DO MOXOTÓ IPANEMA 2024" "resumo" => "A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Sertão do Moxotó Ipanema, realizada em 2024, recebeu uma variedade de trabalhos submetidos entre agosto e setembro. Esses projetos abrangem áreas como biologia, química, física, matemática, tecnologia, educação ambiental e saberes tradicionais. Os temas mais recorrentes incluem a preservação ambiental, a biodiversidade da Caatinga, a invenção de soluções tecnológicas e a exploração de saberes indígenas e quilombolas. Os projetos variam desde estudos sobre a flora e fauna da Caatinga até iniciativas de reciclagem e o uso de materiais alternativos. Destacam-se também a criação de jogos educativos, a utilização de tecnologias para resolver problemas locais e a valorização da cultura local. A participação de estudantes de ambos os sexos é significativa, com um equilíbrio razoável entre meninos e meninas. No entanto, em áreas como robótica e tecnologia, a presença masculina é um pouco mais destacada, enquanto nas áreas de artes e saberes tradicionais, a participação feminina é bastante representativa. Os trabalhos submetidos durante esse período refletem um compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Muitos projetos se concentram em soluções para problemas locais, como a escassez de água, a degradação do solo e a conservação da biodiversidade. A utilização de tecnologias como a hidroponia, a robótica e a criação de aplicativos móveis também é comum, mostrando um interesse crescente dos jovens em ciência e tecnologia. Os trabalhos apresentados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Sertão do Moxotó Ipanema em 2024 demonstram uma diversidade de temas e áreas de conhecimento, com uma participação significativa de ambos os sexos. Eles destacam a importância da ciência e da tecnologia na resolução de problemas locais e na preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que valorizam a cultura e os saberes tradicionais da região." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2831_TB8040_01062025210002.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL DOS SANTOS ROCHA" "autor_nome_curto" => "DANIEL ROCHA" "autor_email" => "danieldsr2009@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }