A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA UFPI DIANTE DOS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134907 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8212 "inscrito_id" => 7644 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA UFPI DIANTE DOS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS" "resumo" => "A crescente degradação ambiental global sublinha a urgência de uma educação que capacite indivíduos a compreender e agir em favor do meio ambiente. O estudo teve como objetivo geral descrever o papel da Educação Ambiental (EA) na formação de professores da UFPI, buscando compreender as abordagens, desafios e oportunidades existentes nessa área. A pesquisa possui abordagem qualitativa, a partir do relato de experiência na disciplina optativa de Educação Ambiental, ministrada para os cursos de Pedagogia, Letras Português e Francês da UFPI, no período de março a julho de 2025. Os resultados indicaram que, embora haja reconhecimento da importância da EA na formação de professores da UFPI, sua integração ainda enfrenta desafios, fato observado na oferta de apenas uma disciplina de cárater optativo sobre a temática EA. A abordagem interdisciplinar se consolida na formação das turmas dos cursos de distintas áreas do conhecimento, trabalhando metodologias como estudos dirigidos, construção de linha do tempo sobre histórico da EA, seminários news, elaboração de projetos de EA, trilha ecológica realizada no Parque das Crianças de Teresina-PI, elaboração de cartazes sobre Dia Munidal da Água, produção de mudas e distribuição no Dia Mundial do Meio Ambiente e evento de extensão – “II Mostra de Educação Ambiental da UFPI”. As atividades realizadas justificam-se pela necessidade de maior capacitação e de recursos para a implementação efetiva da EA na formação de professores. Por fim, reafirma-se a necessidade de fortalecer a EA, não apenas como uma disciplina optativa, mas como um eixo integrador que perpassa todas as áreas do conhecimento, preparando os futuros educadores para atuarem de forma crítica e propositiva frente aos desafios socioambientais contemporâneos, de forma a atender as demandas da Agenda 2030 e aos 17 ODS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7644_TB8212_17062025154806.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁGATA LAISA LAREMBERG ALVES CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "ÁGATA LAISA" "autor_email" => "agatalaysa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134907 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8212 "inscrito_id" => 7644 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA UFPI DIANTE DOS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS" "resumo" => "A crescente degradação ambiental global sublinha a urgência de uma educação que capacite indivíduos a compreender e agir em favor do meio ambiente. O estudo teve como objetivo geral descrever o papel da Educação Ambiental (EA) na formação de professores da UFPI, buscando compreender as abordagens, desafios e oportunidades existentes nessa área. A pesquisa possui abordagem qualitativa, a partir do relato de experiência na disciplina optativa de Educação Ambiental, ministrada para os cursos de Pedagogia, Letras Português e Francês da UFPI, no período de março a julho de 2025. Os resultados indicaram que, embora haja reconhecimento da importância da EA na formação de professores da UFPI, sua integração ainda enfrenta desafios, fato observado na oferta de apenas uma disciplina de cárater optativo sobre a temática EA. A abordagem interdisciplinar se consolida na formação das turmas dos cursos de distintas áreas do conhecimento, trabalhando metodologias como estudos dirigidos, construção de linha do tempo sobre histórico da EA, seminários news, elaboração de projetos de EA, trilha ecológica realizada no Parque das Crianças de Teresina-PI, elaboração de cartazes sobre Dia Munidal da Água, produção de mudas e distribuição no Dia Mundial do Meio Ambiente e evento de extensão – “II Mostra de Educação Ambiental da UFPI”. As atividades realizadas justificam-se pela necessidade de maior capacitação e de recursos para a implementação efetiva da EA na formação de professores. Por fim, reafirma-se a necessidade de fortalecer a EA, não apenas como uma disciplina optativa, mas como um eixo integrador que perpassa todas as áreas do conhecimento, preparando os futuros educadores para atuarem de forma crítica e propositiva frente aos desafios socioambientais contemporâneos, de forma a atender as demandas da Agenda 2030 e aos 17 ODS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7644_TB8212_17062025154806.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁGATA LAISA LAREMBERG ALVES CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "ÁGATA LAISA" "autor_email" => "agatalaysa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }