LIBRAS NA LICENCIATURA EM FÍSICA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134916 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8227 "inscrito_id" => 3690 "titulo" => "LIBRAS NA LICENCIATURA EM FÍSICA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES DOCENTE" "resumo" => "De acordo, com a Lei nº 10.436/02 e o Decreto nº 5.626/05, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua de comunicação e expressão da comunidade surda do Brasil. Este aporte legal prevê que a primeira língua dos surdos seja Libras e, a segunda, o Português na modalidade escrita. A disciplina de Libras deve ser ofertada em todas as licenciaturas. É sobre essa vivência no componente curricular de Libras na licenciatura em Física que este escrito se debruça. O objetivo se delineia em analisar as experiências nas aulas de Libras na licenciatura em Física da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) campus Caraúbas. O embasamento teórico consiste em: Gesser; Quadros; Strobel e Perlin; Skliar e Passeggi. A esteira metodológica é tecida pela abordagem qualitativa e relato de experiência, sustentada pela pesquisa autobiográfica. Os instrumentos da pesquisa: anotações, atividades, registros escritos e fotográficos. Os resultados que pode-se sinalizar: os licenciandos e as licenciandas desconstruíram mitos e ideias/atitudes prévias capacitistas sobre os surdos e a sua língua de instrução; despertaram para a imoortância de uma acessibilidade linguística em diversos espaços sociais; aprenderam noções básicas da Libras e também se atentaram para uma formação docente na perspectiva que inclua toda turma, respeitando e valorizando a cultura, língua e identidade dos surdos e surdas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3690_TB8227_18062025163013.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIFRA ANGÉLICA CHAVES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MIFRA COSTA" "autor_email" => "mifra@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134916 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8227 "inscrito_id" => 3690 "titulo" => "LIBRAS NA LICENCIATURA EM FÍSICA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES DOCENTE" "resumo" => "De acordo, com a Lei nº 10.436/02 e o Decreto nº 5.626/05, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua de comunicação e expressão da comunidade surda do Brasil. Este aporte legal prevê que a primeira língua dos surdos seja Libras e, a segunda, o Português na modalidade escrita. A disciplina de Libras deve ser ofertada em todas as licenciaturas. É sobre essa vivência no componente curricular de Libras na licenciatura em Física que este escrito se debruça. O objetivo se delineia em analisar as experiências nas aulas de Libras na licenciatura em Física da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) campus Caraúbas. O embasamento teórico consiste em: Gesser; Quadros; Strobel e Perlin; Skliar e Passeggi. A esteira metodológica é tecida pela abordagem qualitativa e relato de experiência, sustentada pela pesquisa autobiográfica. Os instrumentos da pesquisa: anotações, atividades, registros escritos e fotográficos. Os resultados que pode-se sinalizar: os licenciandos e as licenciandas desconstruíram mitos e ideias/atitudes prévias capacitistas sobre os surdos e a sua língua de instrução; despertaram para a imoortância de uma acessibilidade linguística em diversos espaços sociais; aprenderam noções básicas da Libras e também se atentaram para uma formação docente na perspectiva que inclua toda turma, respeitando e valorizando a cultura, língua e identidade dos surdos e surdas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3690_TB8227_18062025163013.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIFRA ANGÉLICA CHAVES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MIFRA COSTA" "autor_email" => "mifra@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }