Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“POLIFLORA” – JOGO DE TABULEIRO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA PARA PÚBLICO INFANTO-JUVENIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Hodiernamente, o ensino de ciências naturais no ensino fundamental é predominantemente teórico. Essa abordagem não é intrinsecamente ruim, no entanto, poderia ser complementada por práticas expositivas e cinestésicas. Portanto, é importante que o docente traga para suas aulas, metodologias alternativas de ensino de forma a garantir que os alunos aprendam de forma ativa ao invés de forma passiva. O projeto “POLIFLORA” foi desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba, como parte da disciplina CBI 296 - Projetos de Extensão em Zoologia dos Invertebrados, advinda da curricularização da extensão. O público-alvo previsto são alunos do ensino fundamental de escolas da rede pública do município de Rio Paranaíba, localizado na zona rural. O objetivo do projeto foi utilizar a gamificação para ensinar as crianças sobre a importância da polinização e dos polinizadores, com foco no bioma Cerrado, e ressaltar que a educação ambiental é a chave para cultivar hábitos sustentáveis e formar uma sociedade mais consciente com o futuro. Para isso, foi elaborado um jogo de tabuleiro baseado no jogo “Perfil”, no qual os jogadores, em cada uma das rodadas, precisam adivinhar quais são as plantas e polinizadores que ocorrem no Cerrado, por meio de dicas contidas em cartas. Métodos como este são capazes de engajar os alunos de maneira simples, mas efetiva, tornando o aprendizado eficiente e interativo ao estimular a curiosidade, cognição e trabalho em equipe em crianças. Adicionalmente, o material didático proposto é de fácil elaboração, podendo ser construído a partir de materiais recicláveis e de baixo custo, tornando-o acessível ao público em geral. Por isso, é possível que haja a adesão deste método por instituições de ensino com reduzida infraestrutura e que atendem grupos vulneráveis, como aquelas que se localizam em meio rural. Dessa forma, tem-se uma alternativa inovadora e inclusiva para o ensino.

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