Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DOCENTE INDÍGENA NA UNIR: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DE 2008 E SUA REFORMULAÇÃO EM 2025 DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta uma análise comparativa entre os Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal de Rondônia, nos anos de 2008 e 2025, com o objetivo de identificar avanços conceituais, curriculares e políticos na formação de professores indígenas. A investigação fundamenta-se em abordagem qualitativa, com análise documental crítica, articulando aportes teóricos de autores como Candau (2008) e Freire (1996), cujas contribuições embasam a compreensão da interculturalidade crítica e da pedagogia situada. O estudo revela que, o PPC de 2008 responde a um contexto de reivindicação histórica dos povos indígenas por acesso à universidade e formação específica e diferenciada, o PPC em processo de reformulação (2025) consolida a institucionalização de uma proposta formativa que articula políticas afirmativas, metodologias interculturais e uma matriz curricular ajustada às DCNs para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica. A principal ponto a ser discutido é a incorporação sistemática da didática intercultural crítica como eixo formador nas cinco habilitações do curso, vinculando práticas pedagógicas dos componentes, planejamento didático, produção de materiais bilíngues e valorização dos saberes territoriais e das experiencias da docência indígena. Além disso, o novo PPC fortalece a presença das Práticas como Componente Curricular e dos Estágios Supervisionados desde o segundo ano, ampliando o diálogo entre universidade, comunidade e escola indígena. Conclui-se que a revisão do PPC representa um avanço significativo na consolidação da formação inicial da docência indígena superior contextualizada na Amazônia.

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