A FORMAÇÃO DOCENTE INDÍGENA NA UNIR: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DE 2008 E SUA REFORMULAÇÃO EM 2025 DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA
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A investigação fundamenta-se em abordagem qualitativa, com análise documental crítica, articulando aportes teóricos de autores como Candau (2008) e Freire (1996), cujas contribuições embasam a compreensão da interculturalidade crítica e da pedagogia situada. O estudo revela que, o PPC de 2008 responde a um contexto de reivindicação histórica dos povos indígenas por acesso à universidade e formação específica e diferenciada, o PPC em processo de reformulação (2025) consolida a institucionalização de uma proposta formativa que articula políticas afirmativas, metodologias interculturais e uma matriz curricular ajustada às DCNs para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica. A principal ponto a ser discutido é a incorporação sistemática da didática intercultural crítica como eixo formador nas cinco habilitações do curso, vinculando práticas pedagógicas dos componentes, planejamento didático, produção de materiais bilíngues e valorização dos saberes territoriais e das experiencias da docência indígena. Além disso, o novo PPC fortalece a presença das Práticas como Componente Curricular e dos Estágios Supervisionados desde o segundo ano, ampliando o diálogo entre universidade, comunidade e escola indígena. Conclui-se que a revisão do PPC representa um avanço significativo na consolidação da formação inicial da docência indígena superior contextualizada na Amazônia." 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