UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PAIS E CUIDADORES PRIMÁRIOS DE CRIANÇAS COM TEA SOBRE O CONTEXTO ESCOLAR E INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA DESENVOLVIMENTO PLENO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135141 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8573 "inscrito_id" => 14884 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PAIS E CUIDADORES PRIMÁRIOS DE CRIANÇAS COM TEA SOBRE O CONTEXTO ESCOLAR E INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA DESENVOLVIMENTO PLENO" "resumo" => "Nas últimas décadas, tem-se observado avanço significativo nas políticas públicas voltadas à inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no sistema educacional. A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva têm buscado garantir direitos e possibilitando o acesso e permanência dos estudantes com deficiência. Apesar dos avanços legais e conceituais, a efetiva inclusão de crianças com TEA nas escolas regulares ainda enfrenta desafios. A falta de preparo das instituições, as barreiras atitudinais e estruturais, e a ausência de formação adequada para professores são fatores que frequentemente comprometem a qualidade do processo educativo. Nesse cenário, a percepção da família torna-se fundamental para compreender como essas dificuldades impactam o desenvolvimento das crianças e a eficácia das práticas inclusivas adotadas pelas escolas. Compreender como esses responsáveis vivenciam o contexto escolar de seus filhos com TEA permite refletir sobre potenciais caminhos para uma inclusão e desenvolvimento integral mais eficaz. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo investigar a percepção dos pais e cuidadores primários de crianças com TEA sobre o contexto escolar e as práticas de inclusão educacional, analisando como esses elementos influenciam o processo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento global das crianças. Este estudo adota uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com pais ou responsáveis legais por crianças com TEA dos anos iniciais do ensino fundamental em escola pública e/ou privada do RN. Os dados qualitativos, tratados por meio da análise de conteúdo, permitindo a categorização temática e a interpretação crítica das percepções relatadas. A partir dessa análise, buscou-se contribuir para a reflexão crítica sobre a inclusão escolar e a construção de ambientes educativos mais acolhedores, acessíveis e equitativos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14884_TB8573_23062025180516.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "XÊNIA SILVA GOMES BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "Xênia Brandão" "autor_email" => "xeniagomesbrandao@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135141 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8573 "inscrito_id" => 14884 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PAIS E CUIDADORES PRIMÁRIOS DE CRIANÇAS COM TEA SOBRE O CONTEXTO ESCOLAR E INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA DESENVOLVIMENTO PLENO" "resumo" => "Nas últimas décadas, tem-se observado avanço significativo nas políticas públicas voltadas à inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no sistema educacional. A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva têm buscado garantir direitos e possibilitando o acesso e permanência dos estudantes com deficiência. Apesar dos avanços legais e conceituais, a efetiva inclusão de crianças com TEA nas escolas regulares ainda enfrenta desafios. A falta de preparo das instituições, as barreiras atitudinais e estruturais, e a ausência de formação adequada para professores são fatores que frequentemente comprometem a qualidade do processo educativo. Nesse cenário, a percepção da família torna-se fundamental para compreender como essas dificuldades impactam o desenvolvimento das crianças e a eficácia das práticas inclusivas adotadas pelas escolas. Compreender como esses responsáveis vivenciam o contexto escolar de seus filhos com TEA permite refletir sobre potenciais caminhos para uma inclusão e desenvolvimento integral mais eficaz. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo investigar a percepção dos pais e cuidadores primários de crianças com TEA sobre o contexto escolar e as práticas de inclusão educacional, analisando como esses elementos influenciam o processo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento global das crianças. Este estudo adota uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com pais ou responsáveis legais por crianças com TEA dos anos iniciais do ensino fundamental em escola pública e/ou privada do RN. Os dados qualitativos, tratados por meio da análise de conteúdo, permitindo a categorização temática e a interpretação crítica das percepções relatadas. A partir dessa análise, buscou-se contribuir para a reflexão crítica sobre a inclusão escolar e a construção de ambientes educativos mais acolhedores, acessíveis e equitativos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14884_TB8573_23062025180516.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "XÊNIA SILVA GOMES BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "Xênia Brandão" "autor_email" => "xeniagomesbrandao@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }