PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE AS ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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A proposta emergiu a partir da identificação de lacunas no cotidiano escolar, especialmente relacionadas à ausência de uma rotina estruturada e à escassez de práticas pedagógicas que contemplassem as especificidades e potencialidades das crianças com idade entre quatro e cinco anos, comprometendo, assim, o pleno desenvolvimento infantil e a qualidade das interações no ambiente educativo. O objetivo da intervenção constituiu em promover ações pedagógicas que ressignificassem a rotina como categoria estruturante do processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada fundamenta-se na pesquis-ação, conforme os pressupostos de Tripp (2005), a qual privilegia a prática investigativa, reflexiva e tranformadora, permitindo uma leitura crítica da realidade e a construção coletiva de colução educacionais. O embasamento teórico ancora-se nos estudos da Sociologia da Infância, notadamente nas contribuições de Dip e Tebet (2019), que compreendem a criança como sujeito social ativo, produtor de cultura e detentor de direitos, cuja escuta e participação devem ser garantidos. As atividades foram ognizadas em três etapas: introdução a noção de rotina, vivências artísticas pautadas nas experiências infantis e ações voltadas à educação ambiental, com ênfase na preservação e valorização dos espaços escolares. Os resultados preliminares evidenciam maior engajamento das crianas, fortalecimento da autonimoa, reorganização dos ambientes e qualificação das interações. Dessa forma, a intervenção reafirma a importância da rotina como eixo pedagógico para uma prática educativa signficativa e centrada na criança." 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