A ETNOMATEMÁTICA NO ÂMBITO DO ARTESANATO EM CERÂMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE PROPORÇÃO NUMA PERSPECTIVA AUSUBELIANA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135179 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8625 "inscrito_id" => 16845 "titulo" => "A ETNOMATEMÁTICA NO ÂMBITO DO ARTESANATO EM CERÂMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE PROPORÇÃO NUMA PERSPECTIVA AUSUBELIANA" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo viabilizar uma proposta de formação/atualização para os professores de Matemática da Rede Municipal de Tracunhaém e os estudantes de Licenciatura de Matemática, visando integrar aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e da Etnomatemática, no contexto da cultura local, artesanato em cerâmica. O propósito dessa formação foi contribuir com o aperfeiçoamento na prática dos participantes, auxiliando-os a identificar subsunçores no âmbito do fazer local que possam servir de âncora para ressignificar a compreensão de proporcionalidade, subsidiando-a melhoria no desempenho em atividades do fazer escolar e da cultura local. Por meio dos elementos matemáticos presentes no contexto desta cultura local e nas práticas laborais dos seus trabalhadores, proporcionamos alternativas para contextualizar o ensino desta disciplina, facilitando a compreensão do conteúdo de proporção no Ensino Fundamental Anos Finais. A abordagem escolhida para o desenvolvimento da pesquisa foi qualitativa, com o objetivo de estabelecer conexões entre as realidades culturais locais e o ambiente escolar, incluindo a intenção de transformar a postura dos docentes, em uma perspectiva da pesquisa-ação. O curso de extensão contribuiu de forma significativa para um enriquecimento de reflexões e prática sobre as temáticas abordadas, especialmente sobre a Etnomatemática. Conseguimos despertar nos professores a conhecer e utilizar a Etnomatemática como uma ferramenta didático-pedagógica para melhorar o ensino e aprendizagem da matemática na Rede Pública Municipal de Tracunhaém – PE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16845_TB8625_23062025191933.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "UYLMA FREITAS DE SANT'ANA" "autor_nome_curto" => "UYLMA" "autor_email" => "uylma@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135179 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8625 "inscrito_id" => 16845 "titulo" => "A ETNOMATEMÁTICA NO ÂMBITO DO ARTESANATO EM CERÂMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE PROPORÇÃO NUMA PERSPECTIVA AUSUBELIANA" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo viabilizar uma proposta de formação/atualização para os professores de Matemática da Rede Municipal de Tracunhaém e os estudantes de Licenciatura de Matemática, visando integrar aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e da Etnomatemática, no contexto da cultura local, artesanato em cerâmica. O propósito dessa formação foi contribuir com o aperfeiçoamento na prática dos participantes, auxiliando-os a identificar subsunçores no âmbito do fazer local que possam servir de âncora para ressignificar a compreensão de proporcionalidade, subsidiando-a melhoria no desempenho em atividades do fazer escolar e da cultura local. Por meio dos elementos matemáticos presentes no contexto desta cultura local e nas práticas laborais dos seus trabalhadores, proporcionamos alternativas para contextualizar o ensino desta disciplina, facilitando a compreensão do conteúdo de proporção no Ensino Fundamental Anos Finais. A abordagem escolhida para o desenvolvimento da pesquisa foi qualitativa, com o objetivo de estabelecer conexões entre as realidades culturais locais e o ambiente escolar, incluindo a intenção de transformar a postura dos docentes, em uma perspectiva da pesquisa-ação. O curso de extensão contribuiu de forma significativa para um enriquecimento de reflexões e prática sobre as temáticas abordadas, especialmente sobre a Etnomatemática. Conseguimos despertar nos professores a conhecer e utilizar a Etnomatemática como uma ferramenta didático-pedagógica para melhorar o ensino e aprendizagem da matemática na Rede Pública Municipal de Tracunhaém – PE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16845_TB8625_23062025191933.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "UYLMA FREITAS DE SANT'ANA" "autor_nome_curto" => "UYLMA" "autor_email" => "uylma@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }