Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE ANOS INICIAIS SOBRE A ABORDAGEM FÔNICA NA ALFABETIZAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o conhecimento de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a abordagem fônica no processo de alfabetização. Parte-se da compreensão de que a alfabetização não se resume à decodificação de letras, mas envolve práticas sociais de uso da escrita, articulando-se com o conceito de letramento, conforme defendem Soares (1990, 2004) e Kleiman (2005). No campo da neurociência e da psicologia cognitiva, autores como Maluf (2003, 2010) e Savage (2021) reforçam que o desenvolvimento da consciência fonológica e o domínio do princípio alfabético são fundamentais para o sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita, sendo a abordagem fônica um caminho eficiente e baseado em evidências científicas. A metodologia adotada é de caráter longitudinal, observacional e descritivo, com abordagem qualitativa. O estudo está sendo desenvolvido em três escolas públicas da região das Ilhas de Porto Alegre-RS, com professores dos anos iniciais. Inicialmente foi aplicado um questionário diagnóstico para avaliar os conhecimentos prévios dos docentes sobre consciência fonológica, princípio alfabético e abordagem fônica. Paralelamente, os professores participam de encontros formativos quinzenais, que visam aprofundar os conhecimentos sobre esses temas, integrando teoria e prática. Ao final do ano letivo, será aplicado um segundo questionário, com a finalidade de verificar possíveis avanços no conhecimento dos participantes. Até o momento, os dados coletados indicam que muitos professores apresentam dúvidas conceituais, especialmente na distinção entre consciência fonológica e consciência fonêmica, bem como no entendimento do princípio alfabético. Este projeto busca contribuir para a formação docente, incentivando práticas pedagógicas alinhadas às evidências científicas, à BNCC (2017) e às demandas atuais da educação.

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