Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES: ESTRATÉGIAS NECESSÁRIAS PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS E TRANSTORNOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135237
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8717
    "inscrito_id" => 14903
    "titulo" => "ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES: ESTRATÉGIAS NECESSÁRIAS PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS E TRANSTORNOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância e a necessidade da adaptação de atividades para favorecer a aprendizagem de estudantes com deficiências e transtornos. Historicamente, o processo de escolaridade da pessoa com deficiência e transtornos, atravessou diversos paradigmas, como, exclusão ou segregação, integração e inclusão. Atualmente, mesmo nossa sociedade vivenciando a inclusão, ainda observamos que, em alguns espaços, os demais paradigmas perduram coocorrendo em menor ou maior proporção em variados contextos. Nessa perspectiva, a necessidade de garantir o acesso e a permanência desses estudantes na esfera escolar já foi mais ou menos superada. A luta da sociedade nestes tempos é tentar garantir a aprendizagem dos que estão incluídos nas Unidades Educacionais. No entanto, esse é um grande desafio que constatamos nos discursos e nas práticas de professores e demais profissionais. Entre eles, destacamos a adaptação de atividades que favoreçam a inclusão e aprendizagem. Assim, como possíveis encaminhamentos, apresentaremos sugestões de estratégias a serem utilizadas no processo de ensino de estudantes com deficiências e transtornos. Fundamentamos nossas discussões em documentos que amparam o direito da pessoa com deficiência e transtornos e/ou norteiam o trabalho do profissional no âmbito educacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei no 13.146/2015), Parâmetros Curriculares Nacionais Adaptados (1998), Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) Educação Inclusiva (2012). Também pesquisadores como, Oliveira (2020), Capellini (2018), Borges; Nogueira (2018), Lillard (2017); Gomes; Silveira (2016), Orrú (2012), Oliveira; Machado (2007), entre outros. Estes documentos e estudiosos apresentam ampla discussão acerca dos caminhos percorridos para a efetivação da inclusão da pessoa com deficiência e transtornos, bem como estratégias pertinentes que podem ser utilizadas. Enfatizamos que não ousamos ofertar receitas prontas, mas sugerir possíveis caminhos que venham a auxiliar professores a desenvolverem boas práticas inclusivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID14903_TB8717_26062025223739.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIANE ALMEIDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Josiane Almeida"
    "autor_email" => "josiane.448701@prof.educ.rec.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135237
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8717
    "inscrito_id" => 14903
    "titulo" => "ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES: ESTRATÉGIAS NECESSÁRIAS PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS E TRANSTORNOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância e a necessidade da adaptação de atividades para favorecer a aprendizagem de estudantes com deficiências e transtornos. Historicamente, o processo de escolaridade da pessoa com deficiência e transtornos, atravessou diversos paradigmas, como, exclusão ou segregação, integração e inclusão. Atualmente, mesmo nossa sociedade vivenciando a inclusão, ainda observamos que, em alguns espaços, os demais paradigmas perduram coocorrendo em menor ou maior proporção em variados contextos. Nessa perspectiva, a necessidade de garantir o acesso e a permanência desses estudantes na esfera escolar já foi mais ou menos superada. A luta da sociedade nestes tempos é tentar garantir a aprendizagem dos que estão incluídos nas Unidades Educacionais. No entanto, esse é um grande desafio que constatamos nos discursos e nas práticas de professores e demais profissionais. Entre eles, destacamos a adaptação de atividades que favoreçam a inclusão e aprendizagem. Assim, como possíveis encaminhamentos, apresentaremos sugestões de estratégias a serem utilizadas no processo de ensino de estudantes com deficiências e transtornos. Fundamentamos nossas discussões em documentos que amparam o direito da pessoa com deficiência e transtornos e/ou norteiam o trabalho do profissional no âmbito educacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei no 13.146/2015), Parâmetros Curriculares Nacionais Adaptados (1998), Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) Educação Inclusiva (2012). Também pesquisadores como, Oliveira (2020), Capellini (2018), Borges; Nogueira (2018), Lillard (2017); Gomes; Silveira (2016), Orrú (2012), Oliveira; Machado (2007), entre outros. Estes documentos e estudiosos apresentam ampla discussão acerca dos caminhos percorridos para a efetivação da inclusão da pessoa com deficiência e transtornos, bem como estratégias pertinentes que podem ser utilizadas. Enfatizamos que não ousamos ofertar receitas prontas, mas sugerir possíveis caminhos que venham a auxiliar professores a desenvolverem boas práticas inclusivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID14903_TB8717_26062025223739.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIANE ALMEIDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Josiane Almeida"
    "autor_email" => "josiane.448701@prof.educ.rec.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância e a necessidade da adaptação de atividades para favorecer a aprendizagem de estudantes com deficiências e transtornos. Historicamente, o processo de escolaridade da pessoa com deficiência e transtornos, atravessou diversos paradigmas, como, exclusão ou segregação, integração e inclusão. Atualmente, mesmo nossa sociedade vivenciando a inclusão, ainda observamos que, em alguns espaços, os demais paradigmas perduram coocorrendo em menor ou maior proporção em variados contextos. Nessa perspectiva, a necessidade de garantir o acesso e a permanência desses estudantes na esfera escolar já foi mais ou menos superada. A luta da sociedade nestes tempos é tentar garantir a aprendizagem dos que estão incluídos nas Unidades Educacionais. No entanto, esse é um grande desafio que constatamos nos discursos e nas práticas de professores e demais profissionais. Entre eles, destacamos a adaptação de atividades que favoreçam a inclusão e aprendizagem. Assim, como possíveis encaminhamentos, apresentaremos sugestões de estratégias a serem utilizadas no processo de ensino de estudantes com deficiências e transtornos. Fundamentamos nossas discussões em documentos que amparam o direito da pessoa com deficiência e transtornos e/ou norteiam o trabalho do profissional no âmbito educacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei no 13.146/2015), Parâmetros Curriculares Nacionais Adaptados (1998), Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) Educação Inclusiva (2012). Também pesquisadores como, Oliveira (2020), Capellini (2018), Borges; Nogueira (2018), Lillard (2017); Gomes; Silveira (2016), Orrú (2012), Oliveira; Machado (2007), entre outros. Estes documentos e estudiosos apresentam ampla discussão acerca dos caminhos percorridos para a efetivação da inclusão da pessoa com deficiência e transtornos, bem como estratégias pertinentes que podem ser utilizadas. Enfatizamos que não ousamos ofertar receitas prontas, mas sugerir possíveis caminhos que venham a auxiliar professores a desenvolverem boas práticas inclusivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.