LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIA DE FORMADORAS NO CURSO LEEI
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135262 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8761 "inscrito_id" => 18058 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIA DE FORMADORAS NO CURSO LEEI" "resumo" => "O curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) tem como propósito fortalecer as práticas pedagógicas voltadas à promoção da linguagem oral e escrita desde os primeiros anos da escolarização, respeitando os modos próprios das infâncias. Este trabalho apresenta um relato de experiência vivida por formadoras da Educação Infantil durante a participação na LEEI, em uma rede municipal de ensino do sertão paraibano. A formação ocorreu em encontros presenciais e online, com foco na escuta perdida, na valorização e fortalecimento das práticas de leitura literária e da validação do processo de escrita espontânea da criança. A metodologia da formação priorizou o diálogo entre teoria e prática, o compartilhamento de vivências pedagógicas e o planejamento colaborativo de propostas didáticas. Como resultado, colaboraram-se maioridade intencional nas práticas de leitura e escrita e reorganização dos espaços da educação infantil com ênfase nos cantinhos de leitura, sendo o professor mediador desse processo. Além disso, o LEEI favoreceu momentos de escuta entre pares, fortalecimento do trabalho coletivo e valorização da singularidade das infâncias como produtora de cultura e linguagem. A experiência reafirma a importância de processos formativos contínuos, sensíveis e contextualizados, que reconheçam os professores da educação infantil como sujeitos críticos e criadores de práticas significativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18058_TB8761_23062025223723.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE SANTINA DE LUCENA TORRES" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "deniselucenas@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA (IESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135262 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8761 "inscrito_id" => 18058 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIA DE FORMADORAS NO CURSO LEEI" "resumo" => "O curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) tem como propósito fortalecer as práticas pedagógicas voltadas à promoção da linguagem oral e escrita desde os primeiros anos da escolarização, respeitando os modos próprios das infâncias. Este trabalho apresenta um relato de experiência vivida por formadoras da Educação Infantil durante a participação na LEEI, em uma rede municipal de ensino do sertão paraibano. A formação ocorreu em encontros presenciais e online, com foco na escuta perdida, na valorização e fortalecimento das práticas de leitura literária e da validação do processo de escrita espontânea da criança. A metodologia da formação priorizou o diálogo entre teoria e prática, o compartilhamento de vivências pedagógicas e o planejamento colaborativo de propostas didáticas. Como resultado, colaboraram-se maioridade intencional nas práticas de leitura e escrita e reorganização dos espaços da educação infantil com ênfase nos cantinhos de leitura, sendo o professor mediador desse processo. Além disso, o LEEI favoreceu momentos de escuta entre pares, fortalecimento do trabalho coletivo e valorização da singularidade das infâncias como produtora de cultura e linguagem. A experiência reafirma a importância de processos formativos contínuos, sensíveis e contextualizados, que reconheçam os professores da educação infantil como sujeitos críticos e criadores de práticas significativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18058_TB8761_23062025223723.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE SANTINA DE LUCENA TORRES" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "deniselucenas@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA (IESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }