Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS CONTOS AFRICANOS EM SALA DE AULA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DE VALORES SOCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa se propõe a analisar os contributos dos contos africanos em sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental como recurso pedagógico na formação de valores sociais dos educandos. O trabalho com a literatura africana e afro-brasileira, em especial os contos africanos, configura-se como uma prática pedagógica fundamental na formação de valores como respeito, solidariedade, empatia e justiça. Essas narrativas, provenientes da tradição oral dos povos africanos, trazem ensinamentos éticos e culturais que contribuem para o desenvolvimento moral e social dos estudantes. Desse modo, o estudo busca promover uma reflexão acerca da importância desse recurso no contexto educacional, de modo a contribuir com práticas pedagógicas que favoreçam uma educação crítica e reflexiva. A investigação adota uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, fundamentada em um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, realizada por meio de um projeto literário em uma escola municipal de Fortaleza. O referencial teórico baseia-se em autores que discutem a valorização da cultura afro-brasileira no contexto escolar, enfatizando como as práticas pedagógicas podem promover o respeito à diversidade e aos saberes africanos, com destaque para Nilma Lino Gomes e Eliane Cavalleiro. Além das autoras mencionadas, vale considerar os aportes teóricos de Cuti e Walmir Cardoso da Costa, que defendem a literatura afro-brasileira na escola como meio de representação e formação de valores, bem como de Regina Zilberman e Nelly Novaes Coelho, que destacam a literatura infantil como instrumento formador. Os resultados obtidos revelam que o trabalho utilizando os contos africanos fortalece a identidade afro-brasileira e a construção de valores no ambiente escolar, desenvolvendo a consciência social e o pensamento crítico dos educandos.

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