O PROFESSOR DAS INFÂNCIAS E OS SABERES MATEMÁTICOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135325 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8845 "inscrito_id" => 18731 "titulo" => "O PROFESSOR DAS INFÂNCIAS E OS SABERES MATEMÁTICOS" "resumo" => "De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), a finalidade da Educação Infantil é a promoção do desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, social e intelectual (Brasil, 1996).As habilidades matemáticas envolvem as capacidades de contar, estimar quantidades e formular conceitos, medir objetos e comparar distâncias e identificar formas geométricas. O relato apresenta vivências de conceitos matemáticos e a prática de professoras de um Centro de Educação Infantil (CEI), na cidade de Sobral, Ceará por meio de jogos e ludicidade. Trata-se de um estudo descritivo-qualitativo na perspectiva de Minayo (2002), entendemos que a pesquisa qualitativa responde a questões particulares do campo das ciências humanas e sociais, e é assim denotada, pois “trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes”. O lócus da pesquisa foi o CEI Maria Menezes Cristino, que atende cerca de 312 crianças entre idades de 01 a 05 anos. Para fins de pesquisa, optamos por limitar os sujeitos como sendo as professoras da Pré-escola, Infantil IV, etapa que contempla maior utilização de atividades articuladas diretamente aos conteúdos escolares. Esclarecemos que a pesquisa teve como foco as vivências com jogos matemáticos das professoras da Pré-escola, realizada no período de agosto a novembro de 2024. A realização desse estudo teve como objetivo apresentar o relato da prática docente de um CEI, por meio da elaboração de jogos e ludicidade. Consideramos que a participação das docentes para a elaboração das vivências com jogos, é primordial para compreensão do processo de ensino e aprendizagem significativa das crianças, bem como as contribuições do papel do professor em sala de aula, abordando o uso de jogos e materiais não estruturados, com os desafios e práticas exitosas no eixo da Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18731_TB8845_23062025235011.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA JOELMA XAVIER DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOELMA XAVIER" "autor_email" => "francisca.joelma@edu.sobral.ce.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135325 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8845 "inscrito_id" => 18731 "titulo" => "O PROFESSOR DAS INFÂNCIAS E OS SABERES MATEMÁTICOS" "resumo" => "De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), a finalidade da Educação Infantil é a promoção do desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, social e intelectual (Brasil, 1996).As habilidades matemáticas envolvem as capacidades de contar, estimar quantidades e formular conceitos, medir objetos e comparar distâncias e identificar formas geométricas. O relato apresenta vivências de conceitos matemáticos e a prática de professoras de um Centro de Educação Infantil (CEI), na cidade de Sobral, Ceará por meio de jogos e ludicidade. Trata-se de um estudo descritivo-qualitativo na perspectiva de Minayo (2002), entendemos que a pesquisa qualitativa responde a questões particulares do campo das ciências humanas e sociais, e é assim denotada, pois “trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes”. O lócus da pesquisa foi o CEI Maria Menezes Cristino, que atende cerca de 312 crianças entre idades de 01 a 05 anos. Para fins de pesquisa, optamos por limitar os sujeitos como sendo as professoras da Pré-escola, Infantil IV, etapa que contempla maior utilização de atividades articuladas diretamente aos conteúdos escolares. Esclarecemos que a pesquisa teve como foco as vivências com jogos matemáticos das professoras da Pré-escola, realizada no período de agosto a novembro de 2024. A realização desse estudo teve como objetivo apresentar o relato da prática docente de um CEI, por meio da elaboração de jogos e ludicidade. Consideramos que a participação das docentes para a elaboração das vivências com jogos, é primordial para compreensão do processo de ensino e aprendizagem significativa das crianças, bem como as contribuições do papel do professor em sala de aula, abordando o uso de jogos e materiais não estruturados, com os desafios e práticas exitosas no eixo da Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18731_TB8845_23062025235011.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA JOELMA XAVIER DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOELMA XAVIER" "autor_email" => "francisca.joelma@edu.sobral.ce.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }