Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROFESSOR DAS INFÂNCIAS E OS SABERES MATEMÁTICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135325
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8845
    "inscrito_id" => 18731
    "titulo" => "O PROFESSOR DAS INFÂNCIAS E OS SABERES MATEMÁTICOS"
    "resumo" => "De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), a finalidade da Educação Infantil é a promoção do desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, social e intelectual (Brasil, 1996).As habilidades matemáticas envolvem as capacidades de contar, estimar quantidades e formular conceitos, medir objetos e comparar distâncias e identificar formas geométricas. O relato apresenta vivências de conceitos matemáticos e a prática de professoras de um Centro de Educação Infantil (CEI), na cidade de Sobral, Ceará por meio de jogos e ludicidade. Trata-se de um estudo descritivo-qualitativo na perspectiva de Minayo (2002), entendemos que a pesquisa qualitativa responde a questões particulares do campo das ciências humanas e sociais, e é assim denotada, pois “trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes”. O lócus da pesquisa foi o CEI Maria Menezes Cristino, que atende cerca de 312 crianças entre idades de 01 a 05 anos. Para fins de pesquisa, optamos por limitar os sujeitos como sendo as professoras da Pré-escola, Infantil IV, etapa que contempla maior utilização de atividades articuladas diretamente aos conteúdos escolares. Esclarecemos que a pesquisa teve como foco as vivências com jogos matemáticos das professoras da Pré-escola, realizada no período de agosto a novembro de 2024. A realização desse estudo teve como objetivo apresentar o relato da prática docente de um CEI, por meio da elaboração de jogos e ludicidade. Consideramos que a participação das docentes para a elaboração das vivências com jogos, é primordial para compreensão do processo de ensino e aprendizagem significativa das crianças, bem como as contribuições do papel do professor em sala de aula, abordando o uso de jogos e materiais não estruturados, com os desafios e práticas exitosas no eixo da Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18731_TB8845_23062025235011.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA JOELMA XAVIER DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA XAVIER"
    "autor_email" => "francisca.joelma@edu.sobral.ce.gov.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135325
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8845
    "inscrito_id" => 18731
    "titulo" => "O PROFESSOR DAS INFÂNCIAS E OS SABERES MATEMÁTICOS"
    "resumo" => "De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), a finalidade da Educação Infantil é a promoção do desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, social e intelectual (Brasil, 1996).As habilidades matemáticas envolvem as capacidades de contar, estimar quantidades e formular conceitos, medir objetos e comparar distâncias e identificar formas geométricas. O relato apresenta vivências de conceitos matemáticos e a prática de professoras de um Centro de Educação Infantil (CEI), na cidade de Sobral, Ceará por meio de jogos e ludicidade. Trata-se de um estudo descritivo-qualitativo na perspectiva de Minayo (2002), entendemos que a pesquisa qualitativa responde a questões particulares do campo das ciências humanas e sociais, e é assim denotada, pois “trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes”. O lócus da pesquisa foi o CEI Maria Menezes Cristino, que atende cerca de 312 crianças entre idades de 01 a 05 anos. Para fins de pesquisa, optamos por limitar os sujeitos como sendo as professoras da Pré-escola, Infantil IV, etapa que contempla maior utilização de atividades articuladas diretamente aos conteúdos escolares. Esclarecemos que a pesquisa teve como foco as vivências com jogos matemáticos das professoras da Pré-escola, realizada no período de agosto a novembro de 2024. A realização desse estudo teve como objetivo apresentar o relato da prática docente de um CEI, por meio da elaboração de jogos e ludicidade. Consideramos que a participação das docentes para a elaboração das vivências com jogos, é primordial para compreensão do processo de ensino e aprendizagem significativa das crianças, bem como as contribuições do papel do professor em sala de aula, abordando o uso de jogos e materiais não estruturados, com os desafios e práticas exitosas no eixo da Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18731_TB8845_23062025235011.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA JOELMA XAVIER DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA XAVIER"
    "autor_email" => "francisca.joelma@edu.sobral.ce.gov.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), a finalidade da Educação Infantil é a promoção do desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, social e intelectual (Brasil, 1996).As habilidades matemáticas envolvem as capacidades de contar, estimar quantidades e formular conceitos, medir objetos e comparar distâncias e identificar formas geométricas. O relato apresenta vivências de conceitos matemáticos e a prática de professoras de um Centro de Educação Infantil (CEI), na cidade de Sobral, Ceará por meio de jogos e ludicidade. Trata-se de um estudo descritivo-qualitativo na perspectiva de Minayo (2002), entendemos que a pesquisa qualitativa responde a questões particulares do campo das ciências humanas e sociais, e é assim denotada, pois “trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes”. O lócus da pesquisa foi o CEI Maria Menezes Cristino, que atende cerca de 312 crianças entre idades de 01 a 05 anos. Para fins de pesquisa, optamos por limitar os sujeitos como sendo as professoras da Pré-escola, Infantil IV, etapa que contempla maior utilização de atividades articuladas diretamente aos conteúdos escolares. Esclarecemos que a pesquisa teve como foco as vivências com jogos matemáticos das professoras da Pré-escola, realizada no período de agosto a novembro de 2024. A realização desse estudo teve como objetivo apresentar o relato da prática docente de um CEI, por meio da elaboração de jogos e ludicidade. Consideramos que a participação das docentes para a elaboração das vivências com jogos, é primordial para compreensão do processo de ensino e aprendizagem significativa das crianças, bem como as contribuições do papel do professor em sala de aula, abordando o uso de jogos e materiais não estruturados, com os desafios e práticas exitosas no eixo da Educação Infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.