Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A-COR-DAR: ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NA GRADUAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS INTERDISCIPLINARES PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135338
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8867
    "inscrito_id" => 15368
    "titulo" => "A-COR-DAR: ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NA GRADUAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS INTERDISCIPLINARES PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE"
    "resumo" => "As atividades extensionistas se tornaram elemento obrigatório da formação dos cursos de graduação por meio da Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Com objetivo de integrar ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável, a resolução visa oportunizar a interação transformadora entre as Instituições de ensino superior e a sociedade. Com tal intuito, foi criada em 2024 a AEX - Atividade Extensionista: A-Cor-Dar, na USP de Ribeirão Preto. A proposta envolve a realização de encontros formativos sobre Neurociências, Saúde e Educação, voltados a crianças, adolescentes, jovens e adultos que participam diferentes ONGs, na periferia da cidade de Ribeirão Preto. Com foco nos estudos em Neurociências, Educação e Saúde, A-cor-dar é um convite à despertamos para novas formas de viver no mundo contemporâneo. Em termos metodológicos o projeto foi realizado em quatro etapas: a) estudo e revisão de literatura acerca dos temas: sono e implicações para aprendizagem; uso de recursos tecnológicos e implicações para aprendizagem; alimentação e implicações para aprendizagem; b) definição de metodologias ativas, preparação de material de apoio voltados à reorganização das 3 oficinas: Dormir para aprender (importância de dormir bem); Sai dessa tela, menino! (impactos do uso de telas para saúde); Comer bem para viver melhor! (impactos da boa alimentação na aprendizagem); c) realização de oficinas quinzenais em ONGs. As oficinas foram com jogos e brincadeiras, produção de maquetes e livretos, contação de histórias, gincanas e rodas de conversa. A atividade já envolveu 40 graduandos e mais de 300 pessoas de 3 ONGS da cidade. Para os graduandos, a experiência é descrita como enriquecedora oportunidade marcada por intensos momentos de aprendizado. Cada etapa do processo contribuiu para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, sensibilidade comunicacional e uma compreensão mais profunda sobre os desafios e a importância do trabalho educativo em contextos comunitários."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15368_TB8867_14072025095747.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANA DE JESUS DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JOANA"
    "autor_email" => "joanaj@ffclrp.usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135338
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8867
    "inscrito_id" => 15368
    "titulo" => "A-COR-DAR: ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NA GRADUAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS INTERDISCIPLINARES PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE"
    "resumo" => "As atividades extensionistas se tornaram elemento obrigatório da formação dos cursos de graduação por meio da Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Com objetivo de integrar ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável, a resolução visa oportunizar a interação transformadora entre as Instituições de ensino superior e a sociedade. Com tal intuito, foi criada em 2024 a AEX - Atividade Extensionista: A-Cor-Dar, na USP de Ribeirão Preto. A proposta envolve a realização de encontros formativos sobre Neurociências, Saúde e Educação, voltados a crianças, adolescentes, jovens e adultos que participam diferentes ONGs, na periferia da cidade de Ribeirão Preto. Com foco nos estudos em Neurociências, Educação e Saúde, A-cor-dar é um convite à despertamos para novas formas de viver no mundo contemporâneo. Em termos metodológicos o projeto foi realizado em quatro etapas: a) estudo e revisão de literatura acerca dos temas: sono e implicações para aprendizagem; uso de recursos tecnológicos e implicações para aprendizagem; alimentação e implicações para aprendizagem; b) definição de metodologias ativas, preparação de material de apoio voltados à reorganização das 3 oficinas: Dormir para aprender (importância de dormir bem); Sai dessa tela, menino! (impactos do uso de telas para saúde); Comer bem para viver melhor! (impactos da boa alimentação na aprendizagem); c) realização de oficinas quinzenais em ONGs. As oficinas foram com jogos e brincadeiras, produção de maquetes e livretos, contação de histórias, gincanas e rodas de conversa. A atividade já envolveu 40 graduandos e mais de 300 pessoas de 3 ONGS da cidade. Para os graduandos, a experiência é descrita como enriquecedora oportunidade marcada por intensos momentos de aprendizado. Cada etapa do processo contribuiu para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, sensibilidade comunicacional e uma compreensão mais profunda sobre os desafios e a importância do trabalho educativo em contextos comunitários."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15368_TB8867_14072025095747.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANA DE JESUS DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JOANA"
    "autor_email" => "joanaj@ffclrp.usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As atividades extensionistas se tornaram elemento obrigatório da formação dos cursos de graduação por meio da Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Com objetivo de integrar ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável, a resolução visa oportunizar a interação transformadora entre as Instituições de ensino superior e a sociedade. Com tal intuito, foi criada em 2024 a AEX - Atividade Extensionista: A-Cor-Dar, na USP de Ribeirão Preto. A proposta envolve a realização de encontros formativos sobre Neurociências, Saúde e Educação, voltados a crianças, adolescentes, jovens e adultos que participam diferentes ONGs, na periferia da cidade de Ribeirão Preto. Com foco nos estudos em Neurociências, Educação e Saúde, A-cor-dar é um convite à despertamos para novas formas de viver no mundo contemporâneo. Em termos metodológicos o projeto foi realizado em quatro etapas: a) estudo e revisão de literatura acerca dos temas: sono e implicações para aprendizagem; uso de recursos tecnológicos e implicações para aprendizagem; alimentação e implicações para aprendizagem; b) definição de metodologias ativas, preparação de material de apoio voltados à reorganização das 3 oficinas: Dormir para aprender (importância de dormir bem); Sai dessa tela, menino! (impactos do uso de telas para saúde); Comer bem para viver melhor! (impactos da boa alimentação na aprendizagem); c) realização de oficinas quinzenais em ONGs. As oficinas foram com jogos e brincadeiras, produção de maquetes e livretos, contação de histórias, gincanas e rodas de conversa. A atividade já envolveu 40 graduandos e mais de 300 pessoas de 3 ONGS da cidade. Para os graduandos, a experiência é descrita como enriquecedora oportunidade marcada por intensos momentos de aprendizado. Cada etapa do processo contribuiu para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, sensibilidade comunicacional e uma compreensão mais profunda sobre os desafios e a importância do trabalho educativo em contextos comunitários.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.