Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO DE DOMINÓ COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135364
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8905
    "inscrito_id" => 18877
    "titulo" => "JOGO DE DOMINÓ COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "resumo" => "O ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental desempenha papel essencial na formação do pensamento lógico e no desenvolvimento de habilidades acadêmicas e cotidianas. No entanto, observou-se, durante os estágios supervisionados, que muitos alunos enfrentam dificuldades na aprendizagem das quatro operações fundamentais, adição, subtração, multiplicação e divisão, comprometendo o avanço em conteúdos mais complexos. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo investigar de que forma o Jogo do Dominó pode contribuir para o ensino dessas operações, especialmente na superação das dificuldades conceituais de forma concreta. A metodologia adotada foi qualitativa, com abordagem exploratória e bibliográfica, fundamentada em autores como Piaget (1976), Sanna e Almeida (2008), e nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A investigação incluiu a elaboração de uma proposta didática com o uso do dominó em turmas do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram que o uso do jogo como recurso didático promoveu maior engajamento dos alunos, possibilitou a concretização dos conceitos matemáticos e incentivou a participação ativa em sala de aula. Concluiu-se que o Jogo do Dominó, quando utilizado de forma planejada, é uma estratégia eficaz no ensino das operações fundamentais, favorecendo uma aprendizagem significativa, lúdica e colaborativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18877_TB8905_30062025050712.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA NUNES CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "REBECA"
    "autor_email" => "carvalhorebecanunes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135364
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8905
    "inscrito_id" => 18877
    "titulo" => "JOGO DE DOMINÓ COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "resumo" => "O ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental desempenha papel essencial na formação do pensamento lógico e no desenvolvimento de habilidades acadêmicas e cotidianas. No entanto, observou-se, durante os estágios supervisionados, que muitos alunos enfrentam dificuldades na aprendizagem das quatro operações fundamentais, adição, subtração, multiplicação e divisão, comprometendo o avanço em conteúdos mais complexos. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo investigar de que forma o Jogo do Dominó pode contribuir para o ensino dessas operações, especialmente na superação das dificuldades conceituais de forma concreta. A metodologia adotada foi qualitativa, com abordagem exploratória e bibliográfica, fundamentada em autores como Piaget (1976), Sanna e Almeida (2008), e nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A investigação incluiu a elaboração de uma proposta didática com o uso do dominó em turmas do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram que o uso do jogo como recurso didático promoveu maior engajamento dos alunos, possibilitou a concretização dos conceitos matemáticos e incentivou a participação ativa em sala de aula. Concluiu-se que o Jogo do Dominó, quando utilizado de forma planejada, é uma estratégia eficaz no ensino das operações fundamentais, favorecendo uma aprendizagem significativa, lúdica e colaborativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18877_TB8905_30062025050712.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA NUNES CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "REBECA"
    "autor_email" => "carvalhorebecanunes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental desempenha papel essencial na formação do pensamento lógico e no desenvolvimento de habilidades acadêmicas e cotidianas. No entanto, observou-se, durante os estágios supervisionados, que muitos alunos enfrentam dificuldades na aprendizagem das quatro operações fundamentais, adição, subtração, multiplicação e divisão, comprometendo o avanço em conteúdos mais complexos. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo investigar de que forma o Jogo do Dominó pode contribuir para o ensino dessas operações, especialmente na superação das dificuldades conceituais de forma concreta. A metodologia adotada foi qualitativa, com abordagem exploratória e bibliográfica, fundamentada em autores como Piaget (1976), Sanna e Almeida (2008), e nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A investigação incluiu a elaboração de uma proposta didática com o uso do dominó em turmas do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram que o uso do jogo como recurso didático promoveu maior engajamento dos alunos, possibilitou a concretização dos conceitos matemáticos e incentivou a participação ativa em sala de aula. Concluiu-se que o Jogo do Dominó, quando utilizado de forma planejada, é uma estratégia eficaz no ensino das operações fundamentais, favorecendo uma aprendizagem significativa, lúdica e colaborativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.