CIRCULO DE LEITURAS AVANÇADAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA FORTALECEDORA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135369 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8915 "inscrito_id" => 17245 "titulo" => "CIRCULO DE LEITURAS AVANÇADAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA FORTALECEDORA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES" "resumo" => "Este trabalho traz uma proposta de prática pedagógica por meio da metodologia do Circulo de Leitura, visando fortalecer o hábito leitor direcionando leituras avançadas para grupos de docentes da Ensino Fundamental da Escola Municipal Monsenhor José Camurça, localizada em Icó, Ceará. A leitura nos proporciona o desenvolvimento de inúmeras habilidades e competências, pois esta é fio condutor para os conhecimentos, mas ainda é um dos principais desafios da educação brasileira. Dessa forma, objetivando a equidade na formação continuada de professores, fortalecendo-os como leitores mediadores de outros leitores, proporcionamos discussões sobre temáticas relevantes para o trabalho em sala de aula com a leitura de obras completas da literatura mundial, onde os diálogos e os estudos coletivos contribuem para ampliar a pluralidade de ideias e a compreensão de diversos contextos que compõem o ambiente pedagógico. Assim, o circulo de leituras avançadas, realizado durante as reuniões de planejamento das áreas do conhecimento, aflora a visão crítica, aperfeiçoando o ser docente como sujeito de construção social, cultural, intelectual, emocional, política. Sendo, portanto, um estudo de natureza aplicada, cujos procedimentos técnicos têm bases na pesquisa bibliográfica, documental, experimental e participante. Rodas de leitura de livros, seguidas de discussões, análises, produção escrita de relatos diários, serão critérios e instrumentos de coletas de dados. De caráter qualitativo e descritivo, a proposta sugere a aprendizagem compartilhada, voltada ao desenvolvimento pleno de um ambiente escolar pautado numa educação libertadora, cujo caráter é se apresentar como a principal ferramenta capaz de transformar vidas por meio do fascínio presente na literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17245_TB8915_01072025120858.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUELINE CHAVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "RAQUELINE" "autor_email" => "raqueline.chaves@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135369 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8915 "inscrito_id" => 17245 "titulo" => "CIRCULO DE LEITURAS AVANÇADAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA FORTALECEDORA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES" "resumo" => "Este trabalho traz uma proposta de prática pedagógica por meio da metodologia do Circulo de Leitura, visando fortalecer o hábito leitor direcionando leituras avançadas para grupos de docentes da Ensino Fundamental da Escola Municipal Monsenhor José Camurça, localizada em Icó, Ceará. A leitura nos proporciona o desenvolvimento de inúmeras habilidades e competências, pois esta é fio condutor para os conhecimentos, mas ainda é um dos principais desafios da educação brasileira. Dessa forma, objetivando a equidade na formação continuada de professores, fortalecendo-os como leitores mediadores de outros leitores, proporcionamos discussões sobre temáticas relevantes para o trabalho em sala de aula com a leitura de obras completas da literatura mundial, onde os diálogos e os estudos coletivos contribuem para ampliar a pluralidade de ideias e a compreensão de diversos contextos que compõem o ambiente pedagógico. Assim, o circulo de leituras avançadas, realizado durante as reuniões de planejamento das áreas do conhecimento, aflora a visão crítica, aperfeiçoando o ser docente como sujeito de construção social, cultural, intelectual, emocional, política. Sendo, portanto, um estudo de natureza aplicada, cujos procedimentos técnicos têm bases na pesquisa bibliográfica, documental, experimental e participante. Rodas de leitura de livros, seguidas de discussões, análises, produção escrita de relatos diários, serão critérios e instrumentos de coletas de dados. De caráter qualitativo e descritivo, a proposta sugere a aprendizagem compartilhada, voltada ao desenvolvimento pleno de um ambiente escolar pautado numa educação libertadora, cujo caráter é se apresentar como a principal ferramenta capaz de transformar vidas por meio do fascínio presente na literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17245_TB8915_01072025120858.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUELINE CHAVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "RAQUELINE" "autor_email" => "raqueline.chaves@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }