Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE DESAFIOS E CONQUISTAS: A FORÇA DA INCLUSÃO ESCOLAR MEDIADAS PELO NAPNE E A PSICOPEDAGOGIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo descreve uma vivência exitosa de inclusão educacional no Instituto Federal de Alagoas – Campus Rio Largo, centrada no acompanhamento psicopedagógico de um estudante diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e deficiência intelectual. Ingressando no curso médio técnico integrado em Informática no ano de 2022, o discente apresentava dificuldades relevantes nos processos de aprendizagem, socialização e comunicação. A partir de uma atuação integrada entre professores, setor pedagógico e o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus, foi possível desenvolver um plano individualizado de apoio educacional, fundamentado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), abordagem reconhecida por sua eficácia em contextos de inclusão. O trabalho psicopedagógico contínuo, aliado ao engajamento institucional, promoveu avanços visíveis na autoestima, na autonomia e no envolvimento do estudante nas atividades escolares. A prática evidencia o potencial transformador das estratégias inclusivas quando articuladas por uma equipe comprometida e preparada. Ressalta-se ainda o papel estratégico dos NAPNEs na promoção de uma cultura escolar inclusiva e a necessidade de investimentos contínuos na qualificação dos profissionais da educação, com vistas à superação de barreiras ao acesso, permanência e participação plena de estudantes com necessidades específicas no ensino técnico integrado.

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