Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROEJA: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NAS TROCAS DE SABERES.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135407
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8964
    "inscrito_id" => 18326
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROEJA: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NAS TROCAS DE SABERES."
    "resumo" => "A proposta apresentada neste resumo consiste em uma abordagem sobre as perspectivas pedagógicas vivenciadas durante as aulas de Educação Física no curso técnico integradoem agropecuária do ensino médio na educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará Campus Castanhal. As construções pedagógicas foram desenvolvidas buscando considerar as realidades comunitárias dos discentes, trazendo diálogos e troca de saberes a partir das diferentes práticas corporais como jogos e brincadeiras, danças, ginásticas, lutas e esportes, onde essas manifestações para além das relações especificas conceituais foram considerados os diferentes desdobramentos contextuais a partir das tessituras culturais, sociais, econômicas e políticas considerando os saberes existentes e constantes diálogos com as aproximações do contexto agropecuário. As proposições pedagógicas buscaram envolver os discentes e fomentar processos críticos reflexivos e vivências tematizadas no sentido de despertar olhares e trocar saberes, os quais muitas vezes acontecem naturalmente nas expressões corporais, as quais estão permeadas de sentidos e significados comunitariamente compartilhados e validados. A partir da experiencia pedagógica observou-se que na educação de jovens e adultos existe a necessidade de adentrar em um fazer pedagogicamente vivo, onde o coletivo possa trazer e compartilhar os conhecimentos vividos e ao mesmo tempo mergulhar em novas possibilidades de saberes. A Educação Física enontra-se presente em diversos cotidianos nas suas ricas manifestações, entrelaçada na construção humana e profissional. As metodologias compartilhadas perpassaram por rodas de conversas, debates, atividades tematicas de pesquisa na comunidade, apresentação de seminários, apresentação de danças, vivências contextualizadas a partir dos conteúdos propostos. Os referencias considerados nessa construção perpassam por Freire (2004); Darido ( 2005); Bregolato (2007) e coletivo de autores (2009)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18326_TB8964_08072025000917.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHIRLEY SILVA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "SHIRLEY"
    "autor_email" => "shirley.nascimento@ifpa.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135407
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8964
    "inscrito_id" => 18326
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROEJA: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NAS TROCAS DE SABERES."
    "resumo" => "A proposta apresentada neste resumo consiste em uma abordagem sobre as perspectivas pedagógicas vivenciadas durante as aulas de Educação Física no curso técnico integradoem agropecuária do ensino médio na educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará Campus Castanhal. As construções pedagógicas foram desenvolvidas buscando considerar as realidades comunitárias dos discentes, trazendo diálogos e troca de saberes a partir das diferentes práticas corporais como jogos e brincadeiras, danças, ginásticas, lutas e esportes, onde essas manifestações para além das relações especificas conceituais foram considerados os diferentes desdobramentos contextuais a partir das tessituras culturais, sociais, econômicas e políticas considerando os saberes existentes e constantes diálogos com as aproximações do contexto agropecuário. As proposições pedagógicas buscaram envolver os discentes e fomentar processos críticos reflexivos e vivências tematizadas no sentido de despertar olhares e trocar saberes, os quais muitas vezes acontecem naturalmente nas expressões corporais, as quais estão permeadas de sentidos e significados comunitariamente compartilhados e validados. A partir da experiencia pedagógica observou-se que na educação de jovens e adultos existe a necessidade de adentrar em um fazer pedagogicamente vivo, onde o coletivo possa trazer e compartilhar os conhecimentos vividos e ao mesmo tempo mergulhar em novas possibilidades de saberes. A Educação Física enontra-se presente em diversos cotidianos nas suas ricas manifestações, entrelaçada na construção humana e profissional. As metodologias compartilhadas perpassaram por rodas de conversas, debates, atividades tematicas de pesquisa na comunidade, apresentação de seminários, apresentação de danças, vivências contextualizadas a partir dos conteúdos propostos. Os referencias considerados nessa construção perpassam por Freire (2004); Darido ( 2005); Bregolato (2007) e coletivo de autores (2009)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18326_TB8964_08072025000917.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHIRLEY SILVA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "SHIRLEY"
    "autor_email" => "shirley.nascimento@ifpa.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A proposta apresentada neste resumo consiste em uma abordagem sobre as perspectivas pedagógicas vivenciadas durante as aulas de Educação Física no curso técnico integradoem agropecuária do ensino médio na educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará Campus Castanhal. As construções pedagógicas foram desenvolvidas buscando considerar as realidades comunitárias dos discentes, trazendo diálogos e troca de saberes a partir das diferentes práticas corporais como jogos e brincadeiras, danças, ginásticas, lutas e esportes, onde essas manifestações para além das relações especificas conceituais foram considerados os diferentes desdobramentos contextuais a partir das tessituras culturais, sociais, econômicas e políticas considerando os saberes existentes e constantes diálogos com as aproximações do contexto agropecuário. As proposições pedagógicas buscaram envolver os discentes e fomentar processos críticos reflexivos e vivências tematizadas no sentido de despertar olhares e trocar saberes, os quais muitas vezes acontecem naturalmente nas expressões corporais, as quais estão permeadas de sentidos e significados comunitariamente compartilhados e validados. A partir da experiencia pedagógica observou-se que na educação de jovens e adultos existe a necessidade de adentrar em um fazer pedagogicamente vivo, onde o coletivo possa trazer e compartilhar os conhecimentos vividos e ao mesmo tempo mergulhar em novas possibilidades de saberes. A Educação Física enontra-se presente em diversos cotidianos nas suas ricas manifestações, entrelaçada na construção humana e profissional. As metodologias compartilhadas perpassaram por rodas de conversas, debates, atividades tematicas de pesquisa na comunidade, apresentação de seminários, apresentação de danças, vivências contextualizadas a partir dos conteúdos propostos. Os referencias considerados nessa construção perpassam por Freire (2004); Darido ( 2005); Bregolato (2007) e coletivo de autores (2009).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.