ELETIVAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO INDÍGENA: UMA PONTE PARA O PROGRAMA GANHE O MUNDO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135425 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8996 "inscrito_id" => 17943 "titulo" => "ELETIVAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO INDÍGENA: UMA PONTE PARA O PROGRAMA GANHE O MUNDO" "resumo" => "O trabalho apresenta a experiência com uma disciplina eletiva no âmbito do Novo Ensino Médio em escolas indígenas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó- Ipanema, orientadas para promover a valorização da cultura, o fortalecimento das identidades étnico-raciais e a ampliação do repertório educacional dos(as) estudantes. A Edição 2024 do Programa Ganhe o Mundo (PGM), possibilitou a preparação para o intercâmbio cultural no Chile, com o objetivo de desenvolver habilidades e fomentar a aprendizagem do Espanhol entre estudantes indígenas, utilizando metodologias bilíngues e interativas que conectassem o conhecimento da língua espanhola com o cotidiano, história e valores culturais, visando uma comunicação eficaz em contextos educacionais e sociais, além da promoção e acesso ao conhecimento necessário, de língua espanhola, para pleito de uma vaga de intercâmbio no PGM. O trabalho fundamentou-se em: Coll (1996), Davila (2021), Moraes (2007), Tavares (2001). Como resultados destacamos que: a abordagem contextualizada contribuiu para o aprendizado efetivo da língua, evidenciando as eletivas como instrumento de novas oportunidades para construção de conhecimentos; a interculturalidade foi um ponto de grande destaque, articulando as características dos povos locais à ancestralidade latino-americana. Como consolidação da ponte proposta, duas estudantes indígenas da Etnia Kambiwá, foram selecionas para o intercâmbio cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17943_TB8996_14072025145713.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANYELLE MARIANO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANYELLE" "autor_email" => "vanymariano@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135425 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8996 "inscrito_id" => 17943 "titulo" => "ELETIVAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO INDÍGENA: UMA PONTE PARA O PROGRAMA GANHE O MUNDO" "resumo" => "O trabalho apresenta a experiência com uma disciplina eletiva no âmbito do Novo Ensino Médio em escolas indígenas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó- Ipanema, orientadas para promover a valorização da cultura, o fortalecimento das identidades étnico-raciais e a ampliação do repertório educacional dos(as) estudantes. A Edição 2024 do Programa Ganhe o Mundo (PGM), possibilitou a preparação para o intercâmbio cultural no Chile, com o objetivo de desenvolver habilidades e fomentar a aprendizagem do Espanhol entre estudantes indígenas, utilizando metodologias bilíngues e interativas que conectassem o conhecimento da língua espanhola com o cotidiano, história e valores culturais, visando uma comunicação eficaz em contextos educacionais e sociais, além da promoção e acesso ao conhecimento necessário, de língua espanhola, para pleito de uma vaga de intercâmbio no PGM. O trabalho fundamentou-se em: Coll (1996), Davila (2021), Moraes (2007), Tavares (2001). Como resultados destacamos que: a abordagem contextualizada contribuiu para o aprendizado efetivo da língua, evidenciando as eletivas como instrumento de novas oportunidades para construção de conhecimentos; a interculturalidade foi um ponto de grande destaque, articulando as características dos povos locais à ancestralidade latino-americana. Como consolidação da ponte proposta, duas estudantes indígenas da Etnia Kambiwá, foram selecionas para o intercâmbio cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17943_TB8996_14072025145713.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANYELLE MARIANO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANYELLE" "autor_email" => "vanymariano@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }