DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM O AMBIENTE EDUCACIONAL.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135433 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9009 "inscrito_id" => 19350 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM O AMBIENTE EDUCACIONAL." "resumo" => "DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM O AMBIENTE EDUCACIONAL Maria Tatiane da Silva Lira 1 RESUMO Este trabalho discute a importância do ambiente educacional no desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil, considerando aspectos físicos, cognitivos, socioemocionais e culturais. Com base em uma abordagem teórica que articula autores como Bronfenbrenner (1989), Vygotsky, Piaget, Ferreiro, Bowlby, Bruner e Souza (2007), a pesquisa qualitativa analisa como práticas pedagógicas sensíveis e intencionais favorecem o crescimento saudável e a aprendizagem significativa. São explorados elementos como adaptação gradual e progressiva, comunicação efetiva com as famílias, segurança afetiva e uso de atividades lúdicas e criativas. A perspectiva socioconstrutivista perpassa todo o trabalho, reconhecendo a criança como sujeito ativo na construção do conhecimento, e destaca o papel do educador como mediador das aprendizagens. Evidenciou-se que a construção de vínculos afetivos e a escuta atenta às necessidades individuais das crianças são fundamentais para a criação de um ambiente seguro, acolhedor e estimulante. O estudo também enfatiza que a parceria entre escola e família fortalece a confiança da criança e amplia suas possibilidades de inserção social e cultural. A presença de rotinas estáveis, o respeito ao tempo de cada criança e o estímulo à criatividade foram identificados como fatores determinantes para o desenvolvimento de competências essenciais. Conclui-se que práticas educativas fundamentadas no respeito à infância, na valorização do brincar e na escuta sensível contribuem significativamente para uma educação infantil de qualidade e socialmente referenciada. Palavras-chave: Desenvolvimento infantil, Educação infantil, Socioconstrutivismo, Vínculo afetivo, Brincar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19350_TB9009_15072025133421.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TATIANE DA SILVA LIRA" "autor_nome_curto" => "TATIANE LIRA" "autor_email" => "neuropedagogamaria@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135433 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9009 "inscrito_id" => 19350 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM O AMBIENTE EDUCACIONAL." "resumo" => "DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM O AMBIENTE EDUCACIONAL Maria Tatiane da Silva Lira 1 RESUMO Este trabalho discute a importância do ambiente educacional no desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil, considerando aspectos físicos, cognitivos, socioemocionais e culturais. Com base em uma abordagem teórica que articula autores como Bronfenbrenner (1989), Vygotsky, Piaget, Ferreiro, Bowlby, Bruner e Souza (2007), a pesquisa qualitativa analisa como práticas pedagógicas sensíveis e intencionais favorecem o crescimento saudável e a aprendizagem significativa. São explorados elementos como adaptação gradual e progressiva, comunicação efetiva com as famílias, segurança afetiva e uso de atividades lúdicas e criativas. A perspectiva socioconstrutivista perpassa todo o trabalho, reconhecendo a criança como sujeito ativo na construção do conhecimento, e destaca o papel do educador como mediador das aprendizagens. Evidenciou-se que a construção de vínculos afetivos e a escuta atenta às necessidades individuais das crianças são fundamentais para a criação de um ambiente seguro, acolhedor e estimulante. O estudo também enfatiza que a parceria entre escola e família fortalece a confiança da criança e amplia suas possibilidades de inserção social e cultural. A presença de rotinas estáveis, o respeito ao tempo de cada criança e o estímulo à criatividade foram identificados como fatores determinantes para o desenvolvimento de competências essenciais. Conclui-se que práticas educativas fundamentadas no respeito à infância, na valorização do brincar e na escuta sensível contribuem significativamente para uma educação infantil de qualidade e socialmente referenciada. Palavras-chave: Desenvolvimento infantil, Educação infantil, Socioconstrutivismo, Vínculo afetivo, Brincar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19350_TB9009_15072025133421.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TATIANE DA SILVA LIRA" "autor_nome_curto" => "TATIANE LIRA" "autor_email" => "neuropedagogamaria@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }