O SURDO EM FAMÍLIA DE OUVINTE: NARRATIVAS E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE SURDOS EM PICOS-PI.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135436 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9013 "inscrito_id" => 8423 "titulo" => "O SURDO EM FAMÍLIA DE OUVINTE: NARRATIVAS E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE SURDOS EM PICOS-PI." "resumo" => "A construção da identidade surda em contextos familiares ouvintes ainda representa um desafio no Brasil, considerando que a maioria das crianças surdas nascem em lares onde não se utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este estudo de caso, de natureza qualitativa, investiga a trajetória de um adolescente surdo residente na cidade de Picos-PI, a partir de sua narrativa de vida, buscando compreender como se dá a constituição da identidade surda diante das barreiras comunicacionais e afetivas no ambiente familiar. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, abordando temas como convivência, comunicação, afetos, escola e projeções para o futuro. O referencial teórico apoia-se em autores como Skliar (1998), Strobel (2008), Perlin (2010) e Lodi (2013), que discutem a surdez a partir de uma perspectiva cultural e de direitos linguísticos. Os resultados apontam que a ausência de Libras no ambiente doméstico gera práticas de exclusão involuntária, configurando uma forma de “violência linguística”. O entrevistado relata o uso recorrente de leitura labial e escrita para interagir com familiares, revelando sentimentos de solidão e resistência. Apesar disso, identifica-se apoio afetivo parcial por parte da família, embora limitado pela falta de acessibilidade comunicacional. Conclui-se que a construção da identidade surda é um processo permeado por resistência e adaptação, evidenciando a necessidade de políticas públicas que incentivem o ensino de Libras às famílias ouvintes e promovam espaços de escuta, acolhimento e valorização da cultura surda." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8423_TB9013_15072025204044.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA DE SOUSA LIMA" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "lua_17_lima@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135436 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9013 "inscrito_id" => 8423 "titulo" => "O SURDO EM FAMÍLIA DE OUVINTE: NARRATIVAS E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE SURDOS EM PICOS-PI." "resumo" => "A construção da identidade surda em contextos familiares ouvintes ainda representa um desafio no Brasil, considerando que a maioria das crianças surdas nascem em lares onde não se utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este estudo de caso, de natureza qualitativa, investiga a trajetória de um adolescente surdo residente na cidade de Picos-PI, a partir de sua narrativa de vida, buscando compreender como se dá a constituição da identidade surda diante das barreiras comunicacionais e afetivas no ambiente familiar. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, abordando temas como convivência, comunicação, afetos, escola e projeções para o futuro. O referencial teórico apoia-se em autores como Skliar (1998), Strobel (2008), Perlin (2010) e Lodi (2013), que discutem a surdez a partir de uma perspectiva cultural e de direitos linguísticos. Os resultados apontam que a ausência de Libras no ambiente doméstico gera práticas de exclusão involuntária, configurando uma forma de “violência linguística”. O entrevistado relata o uso recorrente de leitura labial e escrita para interagir com familiares, revelando sentimentos de solidão e resistência. Apesar disso, identifica-se apoio afetivo parcial por parte da família, embora limitado pela falta de acessibilidade comunicacional. Conclui-se que a construção da identidade surda é um processo permeado por resistência e adaptação, evidenciando a necessidade de políticas públicas que incentivem o ensino de Libras às famílias ouvintes e promovam espaços de escuta, acolhimento e valorização da cultura surda." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8423_TB9013_15072025204044.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA DE SOUSA LIMA" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "lua_17_lima@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }