Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOMINÓ ANCESTRAL: MEMÓRIA, CAPOEIRA E LEIS DA FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135464
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9053
    "inscrito_id" => 1826
    "titulo" => "DOMINÓ ANCESTRAL: MEMÓRIA, CAPOEIRA E LEIS DA FÍSICA"
    "resumo" => "A capoeira enquanto dança, luta, esporte e filosofia de vida tem sido reconhecida como uma das mais importantes formas de resistência afrodescendente no Brasil. Pensando na Lei n° 10.639/2003 que tornou obriga¬tório no currículo escolar os conteúdos sobre a História e a cultura afro-brasileira, a capoeira pode ser contemplada interdisciplinarmente em diferentes componentes curriculares, incluindo a Física, que muitas vezes é percebida como matéria impossibilitada de trazer os conteúdos propostos pela referida Lei, mas que através do estudo das forças físicas pode explicar diversos movimentos dessa pratica ancestral. Nesse contexto, esse trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo de dominó baseado na História e nos movimentos da capoeira que podem ser explicados através das Leis de Newton. O jogo ‘Dominó Ancestral’ foi desenvolvido como prática da disciplina de Educação para as Relações Étnicos-Raciais, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, para aplicação no 1º Ano do Ensino Médio. Cada peça do dominó foi diagramada em Power point, com tamanho 6×3 cm, que foram impressas, recortadas e coladas em papelão e plastificadas com fita adesiva. O jogo contém 21 peças, com figuras/frases/equações relacionadas a capoeira e forças físicas envolvidas. Deve ser jogado em trio de estudantes, cada jogador receberá sete peças e iniciará aquele que tiver nas mãos a “carroça” (duas figuras com a palavra capoeira). Vencerá a pessoa que finalizar primeiro as peças. A/O docente de Física pode intervir caso os estudantes não consigam correlacionar as peças do movimento da capoeira com as forças físicas envolvidas. O jogo é interdisciplinar e envolve, sobretudo, os componentes curriculares de Física, Educação Física e História de uma forma lúdica. Portanto, espera-se que o ‘Dominó Ancestral’ coopere para o entendimento da capoeira como uma prática ancestral e de resistência, como também no ensino-aprendizagem das Leis de Newton para estudantes do 1º Ano do Ensino Médio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1826_TB9053_20072025204811.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO EUZÉBIO"
    "autor_email" => "paulo.euzebio@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135464
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9053
    "inscrito_id" => 1826
    "titulo" => "DOMINÓ ANCESTRAL: MEMÓRIA, CAPOEIRA E LEIS DA FÍSICA"
    "resumo" => "A capoeira enquanto dança, luta, esporte e filosofia de vida tem sido reconhecida como uma das mais importantes formas de resistência afrodescendente no Brasil. Pensando na Lei n° 10.639/2003 que tornou obriga¬tório no currículo escolar os conteúdos sobre a História e a cultura afro-brasileira, a capoeira pode ser contemplada interdisciplinarmente em diferentes componentes curriculares, incluindo a Física, que muitas vezes é percebida como matéria impossibilitada de trazer os conteúdos propostos pela referida Lei, mas que através do estudo das forças físicas pode explicar diversos movimentos dessa pratica ancestral. Nesse contexto, esse trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo de dominó baseado na História e nos movimentos da capoeira que podem ser explicados através das Leis de Newton. O jogo ‘Dominó Ancestral’ foi desenvolvido como prática da disciplina de Educação para as Relações Étnicos-Raciais, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, para aplicação no 1º Ano do Ensino Médio. Cada peça do dominó foi diagramada em Power point, com tamanho 6×3 cm, que foram impressas, recortadas e coladas em papelão e plastificadas com fita adesiva. O jogo contém 21 peças, com figuras/frases/equações relacionadas a capoeira e forças físicas envolvidas. Deve ser jogado em trio de estudantes, cada jogador receberá sete peças e iniciará aquele que tiver nas mãos a “carroça” (duas figuras com a palavra capoeira). Vencerá a pessoa que finalizar primeiro as peças. A/O docente de Física pode intervir caso os estudantes não consigam correlacionar as peças do movimento da capoeira com as forças físicas envolvidas. O jogo é interdisciplinar e envolve, sobretudo, os componentes curriculares de Física, Educação Física e História de uma forma lúdica. Portanto, espera-se que o ‘Dominó Ancestral’ coopere para o entendimento da capoeira como uma prática ancestral e de resistência, como também no ensino-aprendizagem das Leis de Newton para estudantes do 1º Ano do Ensino Médio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1826_TB9053_20072025204811.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO EUZÉBIO"
    "autor_email" => "paulo.euzebio@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A capoeira enquanto dança, luta, esporte e filosofia de vida tem sido reconhecida como uma das mais importantes formas de resistência afrodescendente no Brasil. Pensando na Lei n° 10.639/2003 que tornou obriga¬tório no currículo escolar os conteúdos sobre a História e a cultura afro-brasileira, a capoeira pode ser contemplada interdisciplinarmente em diferentes componentes curriculares, incluindo a Física, que muitas vezes é percebida como matéria impossibilitada de trazer os conteúdos propostos pela referida Lei, mas que através do estudo das forças físicas pode explicar diversos movimentos dessa pratica ancestral. Nesse contexto, esse trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo de dominó baseado na História e nos movimentos da capoeira que podem ser explicados através das Leis de Newton. O jogo ‘Dominó Ancestral’ foi desenvolvido como prática da disciplina de Educação para as Relações Étnicos-Raciais, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, para aplicação no 1º Ano do Ensino Médio. Cada peça do dominó foi diagramada em Power point, com tamanho 6×3 cm, que foram impressas, recortadas e coladas em papelão e plastificadas com fita adesiva. O jogo contém 21 peças, com figuras/frases/equações relacionadas a capoeira e forças físicas envolvidas. Deve ser jogado em trio de estudantes, cada jogador receberá sete peças e iniciará aquele que tiver nas mãos a “carroça” (duas figuras com a palavra capoeira). Vencerá a pessoa que finalizar primeiro as peças. A/O docente de Física pode intervir caso os estudantes não consigam correlacionar as peças do movimento da capoeira com as forças físicas envolvidas. O jogo é interdisciplinar e envolve, sobretudo, os componentes curriculares de Física, Educação Física e História de uma forma lúdica. Portanto, espera-se que o ‘Dominó Ancestral’ coopere para o entendimento da capoeira como uma prática ancestral e de resistência, como também no ensino-aprendizagem das Leis de Newton para estudantes do 1º Ano do Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.