Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IA NA EDUCAÇÃO: O TUTOR INTELIGENTE E A TRANSFORMAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PEDAGOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135528
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9142
    "inscrito_id" => 19926
    "titulo" => "IA NA EDUCAÇÃO: O TUTOR INTELIGENTE E A TRANSFORMAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O projeto "Inovação Educacional com IA: Resultados em aprendizagem de alunos de Pedagogia", finalista no Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues” do Semesp na modalidade Inovação na Aprendizagem, detalha a implementação e avaliação de um Tutor Inteligente Interativo, desenvolvido com Inteligência Artificial (IA), em um ambiente educacional para alunos de graduação online em Pedagogia em uma instituição de ensino superior brasileira. Motivada pela necessidade de oferecer suporte educacional personalizado em larga escala, a inovação priorizou a etapa de resolução de exercícios pós-aula, guiando os 4.904 alunos ingressantes no primeiro semestre de 2025 na compreensão das questões avaliativas de forma motivacional e didática, sem revelar as respostas. A arquitetura da IA inclui agentes guardrail para manter a relevância do diálogo e técnicas de Geração Aumentada por Recuperação (RAG) para interagir com base em materiais didáticos específicos, mitigando alucinações. Além disso, a abordagem incorpora a taxonomia de Bloom e técnicas de reflexão, promovendo o pensamento crítico. Os resultados demonstram um impacto positivo no desempenho acadêmico, com usuários do tutor alcançando notas mais altas que o grupo de controle. O engajamento foi significativo, com taxas de 16,1% em questões de bloco e 18,7% em vídeo aulas, e a satisfação dos alunos atingiu uma média de 4,4 em 5 na pesquisa CSAT, evidenciando a utilidade da ferramenta. Este estudo valida a IA como uma solução escalável e econômica para a tutoria personalizada, com potencial para expandir seu uso e aprimorar as jornadas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19926_TB9142_29072025171625.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALIA BARBOSA LIMEIRA"
    "autor_nome_curto" => "NATHALIA"
    "autor_email" => "nathalia.limeira@cogna.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135528
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9142
    "inscrito_id" => 19926
    "titulo" => "IA NA EDUCAÇÃO: O TUTOR INTELIGENTE E A TRANSFORMAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O projeto "Inovação Educacional com IA: Resultados em aprendizagem de alunos de Pedagogia", finalista no Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues” do Semesp na modalidade Inovação na Aprendizagem, detalha a implementação e avaliação de um Tutor Inteligente Interativo, desenvolvido com Inteligência Artificial (IA), em um ambiente educacional para alunos de graduação online em Pedagogia em uma instituição de ensino superior brasileira. Motivada pela necessidade de oferecer suporte educacional personalizado em larga escala, a inovação priorizou a etapa de resolução de exercícios pós-aula, guiando os 4.904 alunos ingressantes no primeiro semestre de 2025 na compreensão das questões avaliativas de forma motivacional e didática, sem revelar as respostas. A arquitetura da IA inclui agentes guardrail para manter a relevância do diálogo e técnicas de Geração Aumentada por Recuperação (RAG) para interagir com base em materiais didáticos específicos, mitigando alucinações. Além disso, a abordagem incorpora a taxonomia de Bloom e técnicas de reflexão, promovendo o pensamento crítico. Os resultados demonstram um impacto positivo no desempenho acadêmico, com usuários do tutor alcançando notas mais altas que o grupo de controle. O engajamento foi significativo, com taxas de 16,1% em questões de bloco e 18,7% em vídeo aulas, e a satisfação dos alunos atingiu uma média de 4,4 em 5 na pesquisa CSAT, evidenciando a utilidade da ferramenta. Este estudo valida a IA como uma solução escalável e econômica para a tutoria personalizada, com potencial para expandir seu uso e aprimorar as jornadas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19926_TB9142_29072025171625.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALIA BARBOSA LIMEIRA"
    "autor_nome_curto" => "NATHALIA"
    "autor_email" => "nathalia.limeira@cogna.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto "Inovação Educacional com IA: Resultados em aprendizagem de alunos de Pedagogia", finalista no Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues” do Semesp na modalidade Inovação na Aprendizagem, detalha a implementação e avaliação de um Tutor Inteligente Interativo, desenvolvido com Inteligência Artificial (IA), em um ambiente educacional para alunos de graduação online em Pedagogia em uma instituição de ensino superior brasileira. Motivada pela necessidade de oferecer suporte educacional personalizado em larga escala, a inovação priorizou a etapa de resolução de exercícios pós-aula, guiando os 4.904 alunos ingressantes no primeiro semestre de 2025 na compreensão das questões avaliativas de forma motivacional e didática, sem revelar as respostas. A arquitetura da IA inclui agentes guardrail para manter a relevância do diálogo e técnicas de Geração Aumentada por Recuperação (RAG) para interagir com base em materiais didáticos específicos, mitigando alucinações. Além disso, a abordagem incorpora a taxonomia de Bloom e técnicas de reflexão, promovendo o pensamento crítico. Os resultados demonstram um impacto positivo no desempenho acadêmico, com usuários do tutor alcançando notas mais altas que o grupo de controle. O engajamento foi significativo, com taxas de 16,1% em questões de bloco e 18,7% em vídeo aulas, e a satisfação dos alunos atingiu uma média de 4,4 em 5 na pesquisa CSAT, evidenciando a utilidade da ferramenta. Este estudo valida a IA como uma solução escalável e econômica para a tutoria personalizada, com potencial para expandir seu uso e aprimorar as jornadas educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.