LETRAMENTO DIGITAL EM AÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE INGLÊS COM CONTEÚDO AUDIOVISUAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135556 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9176 "inscrito_id" => 20218 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL EM AÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE INGLÊS COM CONTEÚDO AUDIOVISUAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, cujo objetivo foi analisar os impactos da formação continuada ofertada aos professores de Língua Inglesa do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos da rede pública de São Gonçalo/RJ, com foco na produção de conteúdo audiovisual como estratégia pedagógica. A formação, intitulada “The on-screen talents”, proporcionou aos docentes o contato com práticas inovadoras de ensino por meio da integração das Tecnologias Digitais na Educação (TDE) e do uso de recursos acessíveis, como smartphones e chroma key, para a criação de vídeos educativos. Fundamentado em autores como Nascimento e Santos (2020), Costa e Ferreira (2020) e Vieira et al. (2018), o estudo considerou os desafios do letramento digital no contexto escolar e buscou fomentar a autonomia docente na incorporação de novas tecnologias. Participaram da pesquisa 15 professores, por meio de questionário online. Os resultados revelaram que a maioria dos docentes nunca havia produzido conteúdo audiovisual ou solicitado esse tipo de atividade aos alunos, apontando a falta de domínio técnico e a timidez como os principais obstáculos. Ainda assim, a experiência da oficina foi avaliada como positiva, encorajadora e transformadora, fortalecendo a percepção de que a inovação pedagógica é possível mesmo em contextos escolares com recursos limitados. O estudo conclui que oficinas práticas e contextualizadas, como a que foi analisada, têm potencial para fortalecer o desenvolvimento profissional docente e promover metodologias mais criativas e engajadoras no ensino de línguas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20218_TB9176_31072025213735.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEUZA SIQUEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "NEUZA SOUZA" "autor_email" => "neuza.midias@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA (UNICARIOCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135556 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9176 "inscrito_id" => 20218 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL EM AÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE INGLÊS COM CONTEÚDO AUDIOVISUAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, cujo objetivo foi analisar os impactos da formação continuada ofertada aos professores de Língua Inglesa do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos da rede pública de São Gonçalo/RJ, com foco na produção de conteúdo audiovisual como estratégia pedagógica. A formação, intitulada “The on-screen talents”, proporcionou aos docentes o contato com práticas inovadoras de ensino por meio da integração das Tecnologias Digitais na Educação (TDE) e do uso de recursos acessíveis, como smartphones e chroma key, para a criação de vídeos educativos. Fundamentado em autores como Nascimento e Santos (2020), Costa e Ferreira (2020) e Vieira et al. (2018), o estudo considerou os desafios do letramento digital no contexto escolar e buscou fomentar a autonomia docente na incorporação de novas tecnologias. Participaram da pesquisa 15 professores, por meio de questionário online. Os resultados revelaram que a maioria dos docentes nunca havia produzido conteúdo audiovisual ou solicitado esse tipo de atividade aos alunos, apontando a falta de domínio técnico e a timidez como os principais obstáculos. Ainda assim, a experiência da oficina foi avaliada como positiva, encorajadora e transformadora, fortalecendo a percepção de que a inovação pedagógica é possível mesmo em contextos escolares com recursos limitados. O estudo conclui que oficinas práticas e contextualizadas, como a que foi analisada, têm potencial para fortalecer o desenvolvimento profissional docente e promover metodologias mais criativas e engajadoras no ensino de línguas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20218_TB9176_31072025213735.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEUZA SIQUEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "NEUZA SOUZA" "autor_email" => "neuza.midias@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA (UNICARIOCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }