PROJETOS COLABORATIVOS COM METODOLOGIAS ÁGEIS: INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO CORPORATIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135557 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9177 "inscrito_id" => 20218 "titulo" => "PROJETOS COLABORATIVOS COM METODOLOGIAS ÁGEIS: INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO CORPORATIVA" "resumo" => "O presente trabalho relata o processo de desenvolvimento de um curso de Educação Corporativa por uma equipe multidisciplinar composta por doutorandos da UniCarioca na disciplina de Educação, Liderança e Empreendedorismo. A proposta, orientada por uma docente, utilizou metodologias ágeis, especialmente Scrum e Kanban, para estruturar as etapas do projeto, distribuir papéis entre os membros e integrar práticas de gestão colaborativa ao ensino corporativo. A metodologia baseou-se no relato de experiência como estratégia de aprendizagem e na análise de conteúdo de Bardin (2016) para a sistematização dos dados. A fundamentação teórica se apoiou em autores como Cordeiro (2023), Costa Júnior e Nunes (2023) e Farias (2024), destacando a adaptabilidade e a eficácia das metodologias ágeis no contexto educacional. O processo formativo incluiu a produção de materiais diversos (apostila, vídeos, roteiros, artigos), gestão via Trello, comunicação constante por WhatsApp e encontros presenciais. Os resultados apontam que o comprometimento da equipe, a clareza nos papéis (Product Owner, Scrum Master, Dev Team) e a diversidade dos participantes foram fatores decisivos para o sucesso do projeto. Entre os principais achados estão a valorização da autonomia, o fortalecimento da colaboração e o impacto positivo da liderança respeitosa. Os desafios envolveram gestão emocional, adaptação a ferramentas digitais e pressão por prazos, mas foram superados pela coesão da equipe. Conclui-se que a adoção de metodologias ágeis contribui significativamente para o desenvolvimento de competências colaborativas, a motivação dos participantes e a inovação em projetos de educação corporativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20218_TB9177_31072025220427.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEUZA SIQUEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "NEUZA SOUZA" "autor_email" => "neuza.midias@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA (UNICARIOCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135557 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9177 "inscrito_id" => 20218 "titulo" => "PROJETOS COLABORATIVOS COM METODOLOGIAS ÁGEIS: INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO CORPORATIVA" "resumo" => "O presente trabalho relata o processo de desenvolvimento de um curso de Educação Corporativa por uma equipe multidisciplinar composta por doutorandos da UniCarioca na disciplina de Educação, Liderança e Empreendedorismo. A proposta, orientada por uma docente, utilizou metodologias ágeis, especialmente Scrum e Kanban, para estruturar as etapas do projeto, distribuir papéis entre os membros e integrar práticas de gestão colaborativa ao ensino corporativo. A metodologia baseou-se no relato de experiência como estratégia de aprendizagem e na análise de conteúdo de Bardin (2016) para a sistematização dos dados. A fundamentação teórica se apoiou em autores como Cordeiro (2023), Costa Júnior e Nunes (2023) e Farias (2024), destacando a adaptabilidade e a eficácia das metodologias ágeis no contexto educacional. O processo formativo incluiu a produção de materiais diversos (apostila, vídeos, roteiros, artigos), gestão via Trello, comunicação constante por WhatsApp e encontros presenciais. Os resultados apontam que o comprometimento da equipe, a clareza nos papéis (Product Owner, Scrum Master, Dev Team) e a diversidade dos participantes foram fatores decisivos para o sucesso do projeto. Entre os principais achados estão a valorização da autonomia, o fortalecimento da colaboração e o impacto positivo da liderança respeitosa. Os desafios envolveram gestão emocional, adaptação a ferramentas digitais e pressão por prazos, mas foram superados pela coesão da equipe. Conclui-se que a adoção de metodologias ágeis contribui significativamente para o desenvolvimento de competências colaborativas, a motivação dos participantes e a inovação em projetos de educação corporativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20218_TB9177_31072025220427.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEUZA SIQUEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "NEUZA SOUZA" "autor_email" => "neuza.midias@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA (UNICARIOCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }