PROJETO: REFLETINDO O PRESENTE E CONSTRUINDO O FUTURO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135588 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9220 "inscrito_id" => 20324 "titulo" => "PROJETO: REFLETINDO O PRESENTE E CONSTRUINDO O FUTURO." "resumo" => "O projeto pedagógico “Refletindo o Presente e Construindo o Futuro”, da Rede Municipal de Educação de Pinheiral (RJ), nasce da compreensão de que só nos comprometemos verdadeiramente com aquilo que conhecemos, pertencemos e nos apaixonamos. Essa premissa mobilizou escolas, estudantes, equipes e famílias a construírem uma proposta que ultrapassa os moldes e espaços tradicionais da educação, propondo vivências significativas que valorizam a identidade local, o engajamento e o protagonismo estudantil. O projeto teve início com a criação de um mascote coletivo, durante o evento “Sábado na Escola”, envolvendo a comunidade em um processo de pertencimento e expressão cultural, com destaque para o resgate das raízes locais, como o jongo. A culminância será o festival de curtas-metragens Educannes, no qual cada unidade escolar apresentará uma produção audiovisual sobre temas como cidadania, identidade e sustentabilidade. A proposta se fundamenta em Freire (1996), ao adotar o diálogo e a emancipação como práticas pedagógicas, em Pacheco (2005) e Hernández (2007), na valorização do currículo como construção coletiva e significativa, e em Nóvoa (2009), na defesa da escola como espaço de autoria e reinvenção. Entre os resultados já visíveis, destacam-se o envolvimento das unidades em pesquisas sobre o território, campanhas criativas, produção de vídeos e o fortalecimento da relação escola-comunidade. Um caso simbólico foi o de um aluno repetente do 6º ano, anteriormente desmotivado, que se engajou, mobilizou sua escola e foi premiado com uma bicicleta, tornando-se exemplo de transformação. O projeto revelou talentos, resgatou vínculos e inaugurou novas formas de olhar para a avaliação, o currículo e o sentido da escola pública. Trata- se de uma ação viva, afetiva e politicamente comprometida com a construção coletiva de um futuro mais justo, plural e possível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20324_TB9220_03082025194608.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCRECIA SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCRECIA" "autor_email" => "lucreciassouza@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135588 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9220 "inscrito_id" => 20324 "titulo" => "PROJETO: REFLETINDO O PRESENTE E CONSTRUINDO O FUTURO." "resumo" => "O projeto pedagógico “Refletindo o Presente e Construindo o Futuro”, da Rede Municipal de Educação de Pinheiral (RJ), nasce da compreensão de que só nos comprometemos verdadeiramente com aquilo que conhecemos, pertencemos e nos apaixonamos. Essa premissa mobilizou escolas, estudantes, equipes e famílias a construírem uma proposta que ultrapassa os moldes e espaços tradicionais da educação, propondo vivências significativas que valorizam a identidade local, o engajamento e o protagonismo estudantil. O projeto teve início com a criação de um mascote coletivo, durante o evento “Sábado na Escola”, envolvendo a comunidade em um processo de pertencimento e expressão cultural, com destaque para o resgate das raízes locais, como o jongo. A culminância será o festival de curtas-metragens Educannes, no qual cada unidade escolar apresentará uma produção audiovisual sobre temas como cidadania, identidade e sustentabilidade. A proposta se fundamenta em Freire (1996), ao adotar o diálogo e a emancipação como práticas pedagógicas, em Pacheco (2005) e Hernández (2007), na valorização do currículo como construção coletiva e significativa, e em Nóvoa (2009), na defesa da escola como espaço de autoria e reinvenção. Entre os resultados já visíveis, destacam-se o envolvimento das unidades em pesquisas sobre o território, campanhas criativas, produção de vídeos e o fortalecimento da relação escola-comunidade. Um caso simbólico foi o de um aluno repetente do 6º ano, anteriormente desmotivado, que se engajou, mobilizou sua escola e foi premiado com uma bicicleta, tornando-se exemplo de transformação. O projeto revelou talentos, resgatou vínculos e inaugurou novas formas de olhar para a avaliação, o currículo e o sentido da escola pública. Trata- se de uma ação viva, afetiva e politicamente comprometida com a construção coletiva de um futuro mais justo, plural e possível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20324_TB9220_03082025194608.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCRECIA SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCRECIA" "autor_email" => "lucreciassouza@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }