O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA COM FOCO NAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: HABILIDADES, EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135606 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9243 "inscrito_id" => 13246 "titulo" => "O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA COM FOCO NAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: HABILIDADES, EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS." "resumo" => "Sabe-se que cada ser humano é ímpar em relação a forma de adquirir o conhecimento, enquanto uns conseguem reter maiores informações por meio do debate, outros alcançam o saber de forma distinta - seja ouvindo um podcast, lendo um livro, assistindo a um vídeo, ensinando a alguém, praticando um experimento, observando algo/alguém, dentre outras formas de aprendizagem. Nesse contexto, a pesquisa traz o conceito de cada inteligência múltipla descrita por Gardner (1980), bem como debate sobre a práxis docente e a valorização e desenvolvimento de cada habilidade/inteligência dos discentes, a implementação de atividades distintas com foco em cada inteligência é uma alternativa inclusiva e um modo de aprender sobre múltiplas perspectivas um determinado assunto. A pesquisa delimitou-se em descrever o conceito de cada inteligência, identificar as habilidades/inteligências dos discentes em sala de aula, implementar atividades diversificadas com foco em cada inteligência específica, além de avaliar o desenvolvimento dos alunos(as) com relação ao processo de aquisição de conhecimento no contexto das múltiplas inteligências. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho qualitativo com cerca de 100 alunos do ensino fundamental de uma escola de tempo integral de Manaus/AM e 8 professores Pibid/UFAM. Por meio do estado da arte foi possível conceituar cada tipo de inteligência, principais autores: Antunes (2011), Campbell (2004), Gardner (1995); através de um questionário e debates em sala foi identificado a presença de todas as inteligências/habilidades em sala, destacaram-se a interpessoal, intrapessoal, corporal-cinestésica, lógico-matemática, musical e linguística em relação a naturalista e espacial; as atividades em sala permitiram aos alunos conhecerem suas habilidades, dificuldades e inteligências; o trabalho ampliou a forma de avaliar os discentes de modo a valorizar cada habilidade no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13246_TB9243_04082025203126.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELA MELO DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "MIRELA" "autor_email" => "mirela.queiroz@ufam.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135606 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9243 "inscrito_id" => 13246 "titulo" => "O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA COM FOCO NAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: HABILIDADES, EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS." "resumo" => "Sabe-se que cada ser humano é ímpar em relação a forma de adquirir o conhecimento, enquanto uns conseguem reter maiores informações por meio do debate, outros alcançam o saber de forma distinta - seja ouvindo um podcast, lendo um livro, assistindo a um vídeo, ensinando a alguém, praticando um experimento, observando algo/alguém, dentre outras formas de aprendizagem. Nesse contexto, a pesquisa traz o conceito de cada inteligência múltipla descrita por Gardner (1980), bem como debate sobre a práxis docente e a valorização e desenvolvimento de cada habilidade/inteligência dos discentes, a implementação de atividades distintas com foco em cada inteligência é uma alternativa inclusiva e um modo de aprender sobre múltiplas perspectivas um determinado assunto. A pesquisa delimitou-se em descrever o conceito de cada inteligência, identificar as habilidades/inteligências dos discentes em sala de aula, implementar atividades diversificadas com foco em cada inteligência específica, além de avaliar o desenvolvimento dos alunos(as) com relação ao processo de aquisição de conhecimento no contexto das múltiplas inteligências. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho qualitativo com cerca de 100 alunos do ensino fundamental de uma escola de tempo integral de Manaus/AM e 8 professores Pibid/UFAM. Por meio do estado da arte foi possível conceituar cada tipo de inteligência, principais autores: Antunes (2011), Campbell (2004), Gardner (1995); através de um questionário e debates em sala foi identificado a presença de todas as inteligências/habilidades em sala, destacaram-se a interpessoal, intrapessoal, corporal-cinestésica, lógico-matemática, musical e linguística em relação a naturalista e espacial; as atividades em sala permitiram aos alunos conhecerem suas habilidades, dificuldades e inteligências; o trabalho ampliou a forma de avaliar os discentes de modo a valorizar cada habilidade no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13246_TB9243_04082025203126.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELA MELO DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "MIRELA" "autor_email" => "mirela.queiroz@ufam.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }