Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UNO DA TABELA PERIÓDICA: UMA PROPOSTA PARA TRAZER LUDICIDADE AO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135851
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9595
    "inscrito_id" => 20847
    "titulo" => "UNO DA TABELA PERIÓDICA: UMA PROPOSTA PARA TRAZER LUDICIDADE AO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "As metodologias ativas são muito utilizadas visto que elas colocam o aluno em lugar ativo na sua aprendizagem. Para sua aplicação já foram desenvolvidas diversas ferramentas como gameficação pela criação de jogos, sendo que essa é a aplicação do trabalho em questão. Os jogos vêm como uma alternativa de trazer motivação, ludicidade no entorno da aprendizagem sobre um conceito em especifico, no caso, a tabela periódica. Para isso foi escolhido a criação do UNO abordando os temas de famílias periódicas, classificação dos elementos e também a propriedade estruturante da tabela periódica, o número atômico. Esse jogo foi construído como parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química, presente no 5º Semestre do curso de Licenciatura em Ciencias da Natureza com Habillitação em Química do IFMT Campus Confresa. As metodologias ativas fazem parte da ementa da disciplina apresentada para os discentes desse curso superior. Sendo assim, foi solicitado que eles elaborassem jogos de temas diversos para que fossem apresentados ao final da disciplina, no final do semestre letivo de 2024/1, sendo o UNO da Tabela Periódica desenvolvido por mim, professor da disciplina. Espera-se que os discentes encontrarem motivação para buscar desenvolver seus materiais didáticos, trazendo para seus futuros alunos mais engajamento em suas aulas. Além disso, objetiva-se com a socialização dos conteúdos por meio de um ambiente gameficado que ocorra a interação dos alunos entre si, fortalecendo os laços criados, e, principalmente, por meio da socialização entre os discentes, eles possam estar amparados para quando foram entrar em sala de aula na posição de futuros docentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20847_TB9595_12082025172522.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL MATEUS ARANTES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL PEREIRA"
    "autor_email" => "gabriel.mateus@ifmt.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135851
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9595
    "inscrito_id" => 20847
    "titulo" => "UNO DA TABELA PERIÓDICA: UMA PROPOSTA PARA TRAZER LUDICIDADE AO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "As metodologias ativas são muito utilizadas visto que elas colocam o aluno em lugar ativo na sua aprendizagem. Para sua aplicação já foram desenvolvidas diversas ferramentas como gameficação pela criação de jogos, sendo que essa é a aplicação do trabalho em questão. Os jogos vêm como uma alternativa de trazer motivação, ludicidade no entorno da aprendizagem sobre um conceito em especifico, no caso, a tabela periódica. Para isso foi escolhido a criação do UNO abordando os temas de famílias periódicas, classificação dos elementos e também a propriedade estruturante da tabela periódica, o número atômico. Esse jogo foi construído como parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química, presente no 5º Semestre do curso de Licenciatura em Ciencias da Natureza com Habillitação em Química do IFMT Campus Confresa. As metodologias ativas fazem parte da ementa da disciplina apresentada para os discentes desse curso superior. Sendo assim, foi solicitado que eles elaborassem jogos de temas diversos para que fossem apresentados ao final da disciplina, no final do semestre letivo de 2024/1, sendo o UNO da Tabela Periódica desenvolvido por mim, professor da disciplina. Espera-se que os discentes encontrarem motivação para buscar desenvolver seus materiais didáticos, trazendo para seus futuros alunos mais engajamento em suas aulas. Além disso, objetiva-se com a socialização dos conteúdos por meio de um ambiente gameficado que ocorra a interação dos alunos entre si, fortalecendo os laços criados, e, principalmente, por meio da socialização entre os discentes, eles possam estar amparados para quando foram entrar em sala de aula na posição de futuros docentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20847_TB9595_12082025172522.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL MATEUS ARANTES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL PEREIRA"
    "autor_email" => "gabriel.mateus@ifmt.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As metodologias ativas são muito utilizadas visto que elas colocam o aluno em lugar ativo na sua aprendizagem. Para sua aplicação já foram desenvolvidas diversas ferramentas como gameficação pela criação de jogos, sendo que essa é a aplicação do trabalho em questão. Os jogos vêm como uma alternativa de trazer motivação, ludicidade no entorno da aprendizagem sobre um conceito em especifico, no caso, a tabela periódica. Para isso foi escolhido a criação do UNO abordando os temas de famílias periódicas, classificação dos elementos e também a propriedade estruturante da tabela periódica, o número atômico. Esse jogo foi construído como parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química, presente no 5º Semestre do curso de Licenciatura em Ciencias da Natureza com Habillitação em Química do IFMT Campus Confresa. As metodologias ativas fazem parte da ementa da disciplina apresentada para os discentes desse curso superior. Sendo assim, foi solicitado que eles elaborassem jogos de temas diversos para que fossem apresentados ao final da disciplina, no final do semestre letivo de 2024/1, sendo o UNO da Tabela Periódica desenvolvido por mim, professor da disciplina. Espera-se que os discentes encontrarem motivação para buscar desenvolver seus materiais didáticos, trazendo para seus futuros alunos mais engajamento em suas aulas. Além disso, objetiva-se com a socialização dos conteúdos por meio de um ambiente gameficado que ocorra a interação dos alunos entre si, fortalecendo os laços criados, e, principalmente, por meio da socialização entre os discentes, eles possam estar amparados para quando foram entrar em sala de aula na posição de futuros docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.