Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HORIZONTES PLURAIS: OS DESAFIOS DE TENSIONAR NARRATIVAS COM EDUCAÇÃO DECOLONIAL NAS CIÊNCIAS HUMANAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a implementação de uma educação decolonial nas Ciências Humanas no ensino médio, com ênfase na Sociologia. A partir de uma perspectiva crítica, defende-se a necessidade de evidenciar leituras e estudos que questionem as narrativas eurocêntricas tradicionais, valorizando saberes, experiências e memórias historicamente marginalizadas. Parte-se da compreensão de que a escola, enquanto espaço de reprodução de saberes, historicamente invisibilizou epistemologias indígenas, afro-brasileiras e populares, afunilando o horizonte formativo de estudantes a determinadas narrativas de modernidade. Propõe-se, portanto, um diálogo entre conteúdos clássicos e abordagens decoloniais, permitindo que estudantes compreendam a diversidade cultural e social do Brasil e do mundo, ao mesmo tempo em que desenvolvem pensamento crítico e senso de justiça social. A pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, ancora-se em autores como Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Catherine Walsh e Boaventura de Sousa Santos, cujas reflexões evidenciam a colonialidade do saber e apontam alternativas para a construção de epistemologias insurgentes. Como resultado, defende-se que uma educação decolonial não deve ser entendida como adição superficial de conteúdos, mas como deslocamento profundo do eixo epistemológico da escola, no qual estudantes se tornam sujeitos produtores de conhecimento em diálogo com suas próprias raízes históricas e culturais. Conclui-se que tal perspectiva amplia o alcance formativo da Sociologia, oferecendo um horizonte de resistência e reconstrução democrática do espaço escolar, entendido como território de dignidade, pertencimento e emancipação.

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