Este estudo apresenta um posicionamento acerca da psicomotricidade e seus benefícios na educação infantil, analisando o desenvolvimento motor, cognitivo, físico e emocional da criança, inserindo a psicomotricidade como estratégia para aprimorar o desenvolvimento na aprendizagem através de brincadeiras. Para o mesmo, fez-se necessário observar a relação entre o espaço e a criança verificando se o espaço fornecido pela instituição apresenta uma estrutura física adequada e equipamentos próprios para educação infantil, assim, verificaram-se também, quais as brincadeiras mais frequentes entre as crianças e os aspectos psicomotores presentes. Partindo desse pressuposto, a observação foi realizada no pátio do CREI-Centro de Referência em Educação Infantil, localizado na cidade de João Pessoa-PB, onde 05 crianças com a faixa de idade entre 05 a 06 anos foram observadas no período correspondente a uma semana. Para a referente pesquisa foi utilizado um protocolo de observação composto por dois itens: aspectos relativos à criança e interação da criança com os espaços. Os resultados revelaram que nos aspectos relativos ao espaço da instituição, os resultados demonstraram que a instituição não oferece o espaço apropriado para a promoção da prática psicomotora, uma vez que a mesma não dispõe de espaços amplos que favoreçam o desenvolvimento psicomotor. Diante das análises, percebeu-se que, a instituição não oferece o espaço apropriado para a prática psicomotora, a escola não dispõe de espaços amplos, nem de brinquedos e materiais que contribuam para o desenvolvimento psicomotor.