AS PERSPECTIVAS SOBRE O SER CRIANÇA E SER ALUNO: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15510 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2427 "inscrito_id" => 7834 "titulo" => "AS PERSPECTIVAS SOBRE O SER CRIANÇA E SER ALUNO: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO" "resumo" => """ Compreender o lugar da infância e da criança no espaço escolar constitui-se aspecto de profunda relevância no processo de estabelecimento de uma educação que rompa com o conceito de criança como um ser inacabado, em desenvolvimento e, por isso, incapaz. Embora o debate sobre o lugar e condição social da criança tenha ganhado evidência nos últimos tempos, a infância permanece permeada por circunstâncias paradoxais. Ainda que se priorizem as crianças, muitas das decisões tomadas com efeito em suas vidas não as tomam em consideração, como traz Sarmento e Pinto (1997). Os autores apontam, aportados no que traz Qvortup (1995), as disparidades existentes no fato de que os adultos concordam com o oferecimento de melhores condições para a iniciação da vida dos infantes, no entanto os mantêm distantes da vida social. \r\n Aportada na modernidade, o ideal de infância que vigora, traz consigo uma relação intrínseca à institucionalização da escola, entre os séculos XVII e XVIII, como traz Ariès (2006). Nesse período a escola aparecia como mecanismo de socialização da criança, local onde ela obteria os conhecimentos necessários para sua inserção na sociedade. Ainda que caracterizada como espaço criado para infância, percebe-se uma escola se utiliza de práticas e mecanismos que subtendem a exaltação de um padrão convencional de ser aluno e que torna opaca a singularidade e as especificidades da infância, podendo dificultar, desta forma, a inserção deste sujeito que, anterior à condição de aluno constitui-se criança. Neste sentido, compreender o universo escolar, a partir da perspectiva da própria criança constitui-se tema de extrema relevância no processo de ressignificação da escola como um espaço que de fato, permita processos eficazes e possíveis no que diz respeito à qualidade do acesso e da permanência na trajetória de escolarização da criança, baseada, sobretudo, no respeito e consideração à sua condição social de infância. \r\n Nessa conjuntura de relação entre o ser criança e ser aluno, intentamos, portanto, perceber quais os aspectos apontados pela criança para integrar ativamente o espaço escolar, tendo como objetivo principal identificar as possíveis convergências e divergências entre o ser criança e o ser aluno/a apontados por um grupo de crianças do segundo ano do ensino fundamental e como objetivos específicos; i) compreender como as crianças se percebem no contexto escolar a partir de suas próprias impressões ii) investigar como se efetiva, na perspectiva das crianças, sua participação no contexto da sala de aula """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "INFÂNCIA, CRIANÇA, ETNOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA17_ID7834_09092015102100.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MATOS VIANA" "autor_nome_curto" => "CAMILA MATOS" "autor_email" => "alimac.mv@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15510 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2427 "inscrito_id" => 7834 "titulo" => "AS PERSPECTIVAS SOBRE O SER CRIANÇA E SER ALUNO: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO" "resumo" => """ Compreender o lugar da infância e da criança no espaço escolar constitui-se aspecto de profunda relevância no processo de estabelecimento de uma educação que rompa com o conceito de criança como um ser inacabado, em desenvolvimento e, por isso, incapaz. Embora o debate sobre o lugar e condição social da criança tenha ganhado evidência nos últimos tempos, a infância permanece permeada por circunstâncias paradoxais. Ainda que se priorizem as crianças, muitas das decisões tomadas com efeito em suas vidas não as tomam em consideração, como traz Sarmento e Pinto (1997). Os autores apontam, aportados no que traz Qvortup (1995), as disparidades existentes no fato de que os adultos concordam com o oferecimento de melhores condições para a iniciação da vida dos infantes, no entanto os mantêm distantes da vida social. \r\n Aportada na modernidade, o ideal de infância que vigora, traz consigo uma relação intrínseca à institucionalização da escola, entre os séculos XVII e XVIII, como traz Ariès (2006). Nesse período a escola aparecia como mecanismo de socialização da criança, local onde ela obteria os conhecimentos necessários para sua inserção na sociedade. Ainda que caracterizada como espaço criado para infância, percebe-se uma escola se utiliza de práticas e mecanismos que subtendem a exaltação de um padrão convencional de ser aluno e que torna opaca a singularidade e as especificidades da infância, podendo dificultar, desta forma, a inserção deste sujeito que, anterior à condição de aluno constitui-se criança. Neste sentido, compreender o universo escolar, a partir da perspectiva da própria criança constitui-se tema de extrema relevância no processo de ressignificação da escola como um espaço que de fato, permita processos eficazes e possíveis no que diz respeito à qualidade do acesso e da permanência na trajetória de escolarização da criança, baseada, sobretudo, no respeito e consideração à sua condição social de infância. \r\n Nessa conjuntura de relação entre o ser criança e ser aluno, intentamos, portanto, perceber quais os aspectos apontados pela criança para integrar ativamente o espaço escolar, tendo como objetivo principal identificar as possíveis convergências e divergências entre o ser criança e o ser aluno/a apontados por um grupo de crianças do segundo ano do ensino fundamental e como objetivos específicos; i) compreender como as crianças se percebem no contexto escolar a partir de suas próprias impressões ii) investigar como se efetiva, na perspectiva das crianças, sua participação no contexto da sala de aula """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "INFÂNCIA, CRIANÇA, ETNOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA17_ID7834_09092015102100.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MATOS VIANA" "autor_nome_curto" => "CAMILA MATOS" "autor_email" => "alimac.mv@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }