O presente trabalho discute uma experiência de pesquisa realizada junto a educadores de jovens e adultos do município de Horizonte - Ceará, partindo da seguinte indagação: até que ponto as pesquisas em educação têm sido capazes de colaborar com a transformação das práticas escolares e fortalecer a capacidade dos educadores de refletir sobre seu trabalho e sobre as diversas determinantes que o afetam? Assim, apresenta como objetivo discutir a pesquisa ação colaborativa como possibilidade desenvolvimento institucional e pessoal, uma vez que parte dos desafios cotidianos que se apresentam no chão da escola; se debruça sobre os mesmos em um processo investigativo-reflexivo e volta ao ponto de partida com novos conhecimentos a partir dos quais o grupo pode propor novas estratégias de intervenção diante da realidade. Para tanto, foi utilizada a metodologia utilizada foi a pesquisa ação crítico colaborativa, desenvolvida no período de um ano junto a uma instituição municipal de ensino. Os resultados apontam para a necessidade de ressignificação das relações entre escola e universidade através da pesquisa, pois anuncia a possibilidade de aproximação dessas duas instituições de maneira colaborativa, onde cada uma coloque a disposição da outra sua cultura e conhecimentos próprios. Tal aproximação tem como norte a promoção de um processo de formação de professores mais próximo das reais condições das escolas e das reais demandas de formação profissional.