Este trabalho reflete sobre a didática de uma professora do 4° ano do ensino fundamental da Escola Estadual de 1° Grau Professor Hermógenes da Costa, considerando a relação triádica entre: aluno/professor/conteúdo. Objetiva compreender e observar na prática conceitos apresentados por Cordeiro (2007) sobre o núcleo da didática, identificando a concepção de mente da docente observada e sua relação com a didática posta em prática. Percebe e apresenta as dimensões lingüística, pessoal e cognitiva da prática pedagógica da pedagoga, expondo as perspectivas dos alunos ao freqüentarem a escola e mostrando a imprevisibilidade do trabalho pedagógico que não pode simplesmente seguir um programa linear pré-estabelecido. Concomitante ao trabalho empírico realizamos um estudo bibliográfico sobre a origem da escola de massas e o papel da didática na busca de um processo de ensino aprendizagem de qualidade. Constatamos que os problemas vistos como escolares transcendem os muros da escola, são, muitas vezes, de ordem social, política, histórica e econômica e precisam do apoio de toda a comunidade escolar e do Estado para poderem ser superados ou minimizados. A docente faz uso de métodos, regras e atividades que precisam ser repensadas, refletidas e contextualizadas.