Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

UM OLHAR SOBRE A DIDATICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: Didática, Relação Triádica, Dimensões Do Processo Pedagógico, Processo De Ensino Aprendizagem Comunicação Oral 30 - DIDÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 176
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 636
    "inscrito_id" => 2667
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A DIDATICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este trabalho reflete sobre a didática de uma professora do 4° ano do ensino fundamental da Escola Estadual de 1° Grau Professor Hermógenes da Costa, considerando a relação triádica entre: aluno/professor/conteúdo. Objetiva compreender e observar na prática conceitos apresentados por Cordeiro (2007) sobre o núcleo da didática, identificando a concepção de mente da docente observada e sua relação com a didática posta em prática. Percebe e apresenta as dimensões lingüística, pessoal e cognitiva da prática pedagógica da pedagoga, expondo as perspectivas dos alunos ao freqüentarem a escola e mostrando a imprevisibilidade do trabalho pedagógico que não pode simplesmente seguir um programa linear pré-estabelecido. Concomitante ao trabalho empírico realizamos um estudo bibliográfico sobre a origem da escola de massas e o papel da didática na busca de um processo de ensino aprendizagem de qualidade. Constatamos que os problemas vistos como escolares transcendem os muros da escola, são, muitas vezes, de ordem social, política, histórica e econômica e precisam do apoio de toda a comunidade escolar e do Estado para poderem ser superados ou minimizados. A docente faz uso de métodos, regras e atividades que precisam ser repensadas, refletidas e contextualizadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "30 - DIDÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO"
    "palavra_chave" => "Didática, Relação triádica, Dimensões do processo pedagógico, Processo de ensino aprendizagem"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "060ef89dc5da5acc54824cfcaafb8a94_2667.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA RENATA CLEMENTE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA"
    "autor_email" => "erica_qib@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 176
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 636
    "inscrito_id" => 2667
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A DIDATICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este trabalho reflete sobre a didática de uma professora do 4° ano do ensino fundamental da Escola Estadual de 1° Grau Professor Hermógenes da Costa, considerando a relação triádica entre: aluno/professor/conteúdo. Objetiva compreender e observar na prática conceitos apresentados por Cordeiro (2007) sobre o núcleo da didática, identificando a concepção de mente da docente observada e sua relação com a didática posta em prática. Percebe e apresenta as dimensões lingüística, pessoal e cognitiva da prática pedagógica da pedagoga, expondo as perspectivas dos alunos ao freqüentarem a escola e mostrando a imprevisibilidade do trabalho pedagógico que não pode simplesmente seguir um programa linear pré-estabelecido. Concomitante ao trabalho empírico realizamos um estudo bibliográfico sobre a origem da escola de massas e o papel da didática na busca de um processo de ensino aprendizagem de qualidade. Constatamos que os problemas vistos como escolares transcendem os muros da escola, são, muitas vezes, de ordem social, política, histórica e econômica e precisam do apoio de toda a comunidade escolar e do Estado para poderem ser superados ou minimizados. A docente faz uso de métodos, regras e atividades que precisam ser repensadas, refletidas e contextualizadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "30 - DIDÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO"
    "palavra_chave" => "Didática, Relação triádica, Dimensões do processo pedagógico, Processo de ensino aprendizagem"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "060ef89dc5da5acc54824cfcaafb8a94_2667.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA RENATA CLEMENTE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA"
    "autor_email" => "erica_qib@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este trabalho reflete sobre a didática de uma professora do 4° ano do ensino fundamental da Escola Estadual de 1° Grau Professor Hermógenes da Costa, considerando a relação triádica entre: aluno/professor/conteúdo. Objetiva compreender e observar na prática conceitos apresentados por Cordeiro (2007) sobre o núcleo da didática, identificando a concepção de mente da docente observada e sua relação com a didática posta em prática. Percebe e apresenta as dimensões lingüística, pessoal e cognitiva da prática pedagógica da pedagoga, expondo as perspectivas dos alunos ao freqüentarem a escola e mostrando a imprevisibilidade do trabalho pedagógico que não pode simplesmente seguir um programa linear pré-estabelecido. Concomitante ao trabalho empírico realizamos um estudo bibliográfico sobre a origem da escola de massas e o papel da didática na busca de um processo de ensino aprendizagem de qualidade. Constatamos que os problemas vistos como escolares transcendem os muros da escola, são, muitas vezes, de ordem social, política, histórica e econômica e precisam do apoio de toda a comunidade escolar e do Estado para poderem ser superados ou minimizados. A docente faz uso de métodos, regras e atividades que precisam ser repensadas, refletidas e contextualizadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.