A infecção proveniente do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) tem acometido cada vez mais a população do Brasil e do mundo, tornando-se um grave e importante problema de saúde pública por seu caráter pandêmico e sua alta gravidade. Objetiva-se com este estudo realizar um levantamento na literatura acerca da visão, conhecimentos e vulnerabilidades dos adolescentes frente ao HIV, bem como, identificar quais estratégias de educação em saúde podem ser utilizadas para orientá-los quanto à importância do uso do preservativo como método de prevenção durante as relações sexuais. Trata-se de uma revisão da literatura, de caráter descritivo e abordagem qualitativa, realizada no período de abril a maio de 2016, através de pesquisas realizadas na biblioteca virtual de saúde, utilizando-se as seguintes bases de dados: LILACS e MADLINE. A amostra constituiu-se de quinze artigos, dos quais seis se enquadraram ao objetivo da pesquisa. A análise das produções bibliográficas nacionais encontradas acerca da temática possibilitou a elaboração de duas principais categorias: 1) Visão e conhecimento dos adolescentes frente ao HIV/AIDS e; 2) Vulnerabilidades e possíveis práticas educativas voltadas para o público adolescente. Diante do exposto, conclui-se que apesar dos adolescentes possuírem algum conhecimento sobre a importância do uso do preservativo como método de prevenção contra as IST/HIV/AIDS, ainda é necessário o planejamento e a implementação de estratégias voltadas para a conscientização efetiva e permanente deste público, visando reduzir a exposição a comportamentos e situações de risco.