Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INSERÇÃO DA LITERATURA AFRICANA NOS LIVROS DIDÁTICOS SEGUNDO A LEI FEDERAL Nº 10.639/03 E OS DESAFIO DA PRÁTICA

Palavra-chaves: LEI 10639/03, LIVRO DIDÁTICO, APLICABILIDADE DA LEI Pôster (PO) Educação e Relações Étnico-Raciais
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19585
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2032
    "inscrito_id" => 4359
    "titulo" => "A INSERÇÃO DA LITERATURA AFRICANA NOS LIVROS DIDÁTICOS SEGUNDO A LEI FEDERAL Nº 10.639/03 E OS DESAFIO DA PRÁTICA"
    "resumo" => "A lei 10639/03 sancionada no ano de 2003 pelo presidente da República previa a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro Brasileira em instituições públicas e privadas. Devido a isto ocorreram várias mudanças e entre elas, também nos livros didáticos. Embora tratado com muita deficiência e ainda com preconceito em relação ao tema supracitado, sabemos que no Brasil a Literatura é colocada para os alunos apenas com traços de origens europeias, porém, estudos afins mostram que nossa cultura e também Literatura tem fortes traços de origem Africana, sendo necessário acabar com a desmistificação dessa crença e desse ensino-aprendizagem. O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira contribuirá e muito para amenizar o preconceito que existe nas desigualdades raciais. A pesquisa percorre por base qualitativa. Foi utilizada como referencial teórico Munanga, 2001; SILVA, 2005; Cruz 2005; SILVA; MONTEIRO, 2000; SOUZA. 2008 e SCHWARCZ. 1994. A questão abordada é: Os livros didáticos estão cumprindo a lei? Se eles estiverem, como está sendo feita essa abordagem e será que está sendo realmente tratada livre de preconceitos e na tentativa de desmistificar o prejulgamento entre as diferentes etnias? No intuito de responder as tais indagações, este artigo apresenta uma pesquisa feita na E.E.E.F.M. Benjamin Maranhão, na cidade de Araruna-PB, abordando o livro didático do 3º ano do Ensino Médio, na disciplina de Português, junto com alunos e a Professora da Turma e também a direção escolar na intenção de analisar como está sendo a aplicabilidade da lei nos dias atuais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "LEI 10639/03, LIVRO DIDÁTICO, APLICABILIDADE DA LEI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID4359_15082016190417.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYARA SOARES DE OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "NAYARA SOARES"
    "autor_email" => "nayarasoaresoliveira@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19585
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2032
    "inscrito_id" => 4359
    "titulo" => "A INSERÇÃO DA LITERATURA AFRICANA NOS LIVROS DIDÁTICOS SEGUNDO A LEI FEDERAL Nº 10.639/03 E OS DESAFIO DA PRÁTICA"
    "resumo" => "A lei 10639/03 sancionada no ano de 2003 pelo presidente da República previa a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro Brasileira em instituições públicas e privadas. Devido a isto ocorreram várias mudanças e entre elas, também nos livros didáticos. Embora tratado com muita deficiência e ainda com preconceito em relação ao tema supracitado, sabemos que no Brasil a Literatura é colocada para os alunos apenas com traços de origens europeias, porém, estudos afins mostram que nossa cultura e também Literatura tem fortes traços de origem Africana, sendo necessário acabar com a desmistificação dessa crença e desse ensino-aprendizagem. O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira contribuirá e muito para amenizar o preconceito que existe nas desigualdades raciais. A pesquisa percorre por base qualitativa. Foi utilizada como referencial teórico Munanga, 2001; SILVA, 2005; Cruz 2005; SILVA; MONTEIRO, 2000; SOUZA. 2008 e SCHWARCZ. 1994. A questão abordada é: Os livros didáticos estão cumprindo a lei? Se eles estiverem, como está sendo feita essa abordagem e será que está sendo realmente tratada livre de preconceitos e na tentativa de desmistificar o prejulgamento entre as diferentes etnias? No intuito de responder as tais indagações, este artigo apresenta uma pesquisa feita na E.E.E.F.M. Benjamin Maranhão, na cidade de Araruna-PB, abordando o livro didático do 3º ano do Ensino Médio, na disciplina de Português, junto com alunos e a Professora da Turma e também a direção escolar na intenção de analisar como está sendo a aplicabilidade da lei nos dias atuais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "LEI 10639/03, LIVRO DIDÁTICO, APLICABILIDADE DA LEI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID4359_15082016190417.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYARA SOARES DE OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "NAYARA SOARES"
    "autor_email" => "nayarasoaresoliveira@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A lei 10639/03 sancionada no ano de 2003 pelo presidente da República previa a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro Brasileira em instituições públicas e privadas. Devido a isto ocorreram várias mudanças e entre elas, também nos livros didáticos. Embora tratado com muita deficiência e ainda com preconceito em relação ao tema supracitado, sabemos que no Brasil a Literatura é colocada para os alunos apenas com traços de origens europeias, porém, estudos afins mostram que nossa cultura e também Literatura tem fortes traços de origem Africana, sendo necessário acabar com a desmistificação dessa crença e desse ensino-aprendizagem. O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira contribuirá e muito para amenizar o preconceito que existe nas desigualdades raciais. A pesquisa percorre por base qualitativa. Foi utilizada como referencial teórico Munanga, 2001; SILVA, 2005; Cruz 2005; SILVA; MONTEIRO, 2000; SOUZA. 2008 e SCHWARCZ. 1994. A questão abordada é: Os livros didáticos estão cumprindo a lei? Se eles estiverem, como está sendo feita essa abordagem e será que está sendo realmente tratada livre de preconceitos e na tentativa de desmistificar o prejulgamento entre as diferentes etnias? No intuito de responder as tais indagações, este artigo apresenta uma pesquisa feita na E.E.E.F.M. Benjamin Maranhão, na cidade de Araruna-PB, abordando o livro didático do 3º ano do Ensino Médio, na disciplina de Português, junto com alunos e a Professora da Turma e também a direção escolar na intenção de analisar como está sendo a aplicabilidade da lei nos dias atuais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.