Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR POR PARTE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: O PROFESSOR EXERCE INFLUÊNCIA?

Palavra-chaves: INFLUÊNCIA DO PROFESSOR, ENSINO MÉDIO, ESCOLHA PROFISSIONAL Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19603
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3108
    "inscrito_id" => 10934
    "titulo" => "FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR POR PARTE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: O PROFESSOR EXERCE INFLUÊNCIA?"
    "resumo" => "Este artigo trata dos fatores que influenciam na escolha do curso superior por alunos do ensino médio. O interesse pelo desenvolvimento deste tema teve início quando o autor, na sua prática, começou a identificar uma grande motivação dos alunos por cursos da área de saúde e de humanas, especialmente o Direito. Para o aporte teórico, foram consultados autores como Moura (2001), Novello (1990), Fiori (1982), Ludke e André (1986), Richardson (1999), entre outros. Os objetivos da pesquisa englobam identificar quais os cursos superiores que mais aparecem na escolha dos alunos, se as licenciaturas aparecem nestas opções e identificar os agentes motivadores da escolha, incluindo aí o papel do professor na escolha das profissões. Outro aspecto abordado neste trabalho é relativo à formação do professor e se esta formação possibilita aos futuros professores pensar criticamente sobre o que os espera em sala de aula e sobre o que deve caracterizar uma boa prática docente, na perspectiva da inclusão social, do reconhecimento das diferenças e da apropriação do conhecimento. Na medida em que o professor reconhece esse papel, ele pode ser um agente motivador na escolha, por parte dos alunos, do curso superior que irá lhe acompanhar durante toda a sua vida profissional e até ser um referencial que seus alunos sejam motivados a seguir. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e de campo. Foram pesquisados 36 alunos, de 4 escolas privadas de Campina Grande. Os resultados da pesquisa demonstram que as licenciaturas não estão entre as preferências dos alunos e que entre os poucos que sinalizaram positivamente para isso, destaca-se a área de ciências biológicas. Por outro lado, a pesquisa demonstra que a influencia do professor sobre as escolhas dos alunos é mínima."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "INFLUÊNCIA DO PROFESSOR, ENSINO MÉDIO, ESCOLHA PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10934_18082016111842.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO GOMES SOARES NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO NETO"
    "autor_email" => "joaoneto.quimicauepb@gmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19603
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3108
    "inscrito_id" => 10934
    "titulo" => "FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR POR PARTE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: O PROFESSOR EXERCE INFLUÊNCIA?"
    "resumo" => "Este artigo trata dos fatores que influenciam na escolha do curso superior por alunos do ensino médio. O interesse pelo desenvolvimento deste tema teve início quando o autor, na sua prática, começou a identificar uma grande motivação dos alunos por cursos da área de saúde e de humanas, especialmente o Direito. Para o aporte teórico, foram consultados autores como Moura (2001), Novello (1990), Fiori (1982), Ludke e André (1986), Richardson (1999), entre outros. Os objetivos da pesquisa englobam identificar quais os cursos superiores que mais aparecem na escolha dos alunos, se as licenciaturas aparecem nestas opções e identificar os agentes motivadores da escolha, incluindo aí o papel do professor na escolha das profissões. Outro aspecto abordado neste trabalho é relativo à formação do professor e se esta formação possibilita aos futuros professores pensar criticamente sobre o que os espera em sala de aula e sobre o que deve caracterizar uma boa prática docente, na perspectiva da inclusão social, do reconhecimento das diferenças e da apropriação do conhecimento. Na medida em que o professor reconhece esse papel, ele pode ser um agente motivador na escolha, por parte dos alunos, do curso superior que irá lhe acompanhar durante toda a sua vida profissional e até ser um referencial que seus alunos sejam motivados a seguir. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e de campo. Foram pesquisados 36 alunos, de 4 escolas privadas de Campina Grande. Os resultados da pesquisa demonstram que as licenciaturas não estão entre as preferências dos alunos e que entre os poucos que sinalizaram positivamente para isso, destaca-se a área de ciências biológicas. Por outro lado, a pesquisa demonstra que a influencia do professor sobre as escolhas dos alunos é mínima."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "INFLUÊNCIA DO PROFESSOR, ENSINO MÉDIO, ESCOLHA PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10934_18082016111842.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO GOMES SOARES NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO NETO"
    "autor_email" => "joaoneto.quimicauepb@gmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo trata dos fatores que influenciam na escolha do curso superior por alunos do ensino médio. O interesse pelo desenvolvimento deste tema teve início quando o autor, na sua prática, começou a identificar uma grande motivação dos alunos por cursos da área de saúde e de humanas, especialmente o Direito. Para o aporte teórico, foram consultados autores como Moura (2001), Novello (1990), Fiori (1982), Ludke e André (1986), Richardson (1999), entre outros. Os objetivos da pesquisa englobam identificar quais os cursos superiores que mais aparecem na escolha dos alunos, se as licenciaturas aparecem nestas opções e identificar os agentes motivadores da escolha, incluindo aí o papel do professor na escolha das profissões. Outro aspecto abordado neste trabalho é relativo à formação do professor e se esta formação possibilita aos futuros professores pensar criticamente sobre o que os espera em sala de aula e sobre o que deve caracterizar uma boa prática docente, na perspectiva da inclusão social, do reconhecimento das diferenças e da apropriação do conhecimento. Na medida em que o professor reconhece esse papel, ele pode ser um agente motivador na escolha, por parte dos alunos, do curso superior que irá lhe acompanhar durante toda a sua vida profissional e até ser um referencial que seus alunos sejam motivados a seguir. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e de campo. Foram pesquisados 36 alunos, de 4 escolas privadas de Campina Grande. Os resultados da pesquisa demonstram que as licenciaturas não estão entre as preferências dos alunos e que entre os poucos que sinalizaram positivamente para isso, destaca-se a área de ciências biológicas. Por outro lado, a pesquisa demonstra que a influencia do professor sobre as escolhas dos alunos é mínima.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.