Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ANÁLISE DA CATEGORIA DIVERSIDADE CUTURAL

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, DIVERSIDADE CULTURAL, TEMÁTICA AFROBRASILEIRA E AFRICANA. Comunicação Oral (CO) Educação e Relações Étnico-Raciais
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19607
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1323
    "inscrito_id" => 3410
    "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ANÁLISE DA CATEGORIA DIVERSIDADE CUTURAL"
    "resumo" => "A presente comunicação é fruto de uma pesquisa concluída de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq, que resultou em um trabalho de conclusão de curso apresentado a Universidade Estadual da Paraíba, tendo como tema: "A Imagem do Negro Frente ao Livro Didático de História: Uma Análise da Coleção Aprender Juntos”. Desse modo, objetivamos apresentar os resultados da pesquisa a partir de uma das categorias elencadas, a qual se nomeou: Diversidade Cultural. Também buscaremos apresentar como a imagem do negro e os conteúdos referentes à temática afrobrasileira e africana estão sendo representados/abordados nos livros didáticos de história do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental da Coleção Aprender Juntos (2013), haja vista a menção de que a referida coleção é uma das mais adotadas pelas Escolas Municipais da cidade de Campina Grande-PB. A metodologia do referido trabalho é de natureza qualitativa e descritiva, utilizando-se da análise de conteúdo para sistematização dos resultados obtidos. Adotamos como aporte teórico o estudo de autores como: Silva (2010), Choppin (2004), Bittencourt (2011), dentre outros. Através das análises realizadas constatamos que a coleção em tela presenta inúmeros avanços quanto ao cumprimento da Lei 10.639/2003 nos livros didáticos de história. Possibilitando a compreensão do educando acerca da diversidade cultural e etnicorracial de forma valorativa, fazendo abordagens e questionamentos pertinentes sobre as imagens e conteúdos que nele estão sendo abordados. Assim, percebemos que embora o processo se dê de maneira lenta aos poucos já estamos conseguindo obter êxito quanto à inserção da temática nos livros didáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, DIVERSIDADE CULTURAL, TEMÁTICA AFROBRASILEIRA E AFRICANA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID3410_14082016183601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HAYANA CRISLAYNE BENEVIDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HAYANA"
    "autor_email" => "hayana_benevides@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19607
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1323
    "inscrito_id" => 3410
    "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ANÁLISE DA CATEGORIA DIVERSIDADE CUTURAL"
    "resumo" => "A presente comunicação é fruto de uma pesquisa concluída de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq, que resultou em um trabalho de conclusão de curso apresentado a Universidade Estadual da Paraíba, tendo como tema: "A Imagem do Negro Frente ao Livro Didático de História: Uma Análise da Coleção Aprender Juntos”. Desse modo, objetivamos apresentar os resultados da pesquisa a partir de uma das categorias elencadas, a qual se nomeou: Diversidade Cultural. Também buscaremos apresentar como a imagem do negro e os conteúdos referentes à temática afrobrasileira e africana estão sendo representados/abordados nos livros didáticos de história do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental da Coleção Aprender Juntos (2013), haja vista a menção de que a referida coleção é uma das mais adotadas pelas Escolas Municipais da cidade de Campina Grande-PB. A metodologia do referido trabalho é de natureza qualitativa e descritiva, utilizando-se da análise de conteúdo para sistematização dos resultados obtidos. Adotamos como aporte teórico o estudo de autores como: Silva (2010), Choppin (2004), Bittencourt (2011), dentre outros. Através das análises realizadas constatamos que a coleção em tela presenta inúmeros avanços quanto ao cumprimento da Lei 10.639/2003 nos livros didáticos de história. Possibilitando a compreensão do educando acerca da diversidade cultural e etnicorracial de forma valorativa, fazendo abordagens e questionamentos pertinentes sobre as imagens e conteúdos que nele estão sendo abordados. Assim, percebemos que embora o processo se dê de maneira lenta aos poucos já estamos conseguindo obter êxito quanto à inserção da temática nos livros didáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, DIVERSIDADE CULTURAL, TEMÁTICA AFROBRASILEIRA E AFRICANA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID3410_14082016183601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HAYANA CRISLAYNE BENEVIDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HAYANA"
    "autor_email" => "hayana_benevides@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A presente comunicação é fruto de uma pesquisa concluída de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq, que resultou em um trabalho de conclusão de curso apresentado a Universidade Estadual da Paraíba, tendo como tema: "A Imagem do Negro Frente ao Livro Didático de História: Uma Análise da Coleção Aprender Juntos”. Desse modo, objetivamos apresentar os resultados da pesquisa a partir de uma das categorias elencadas, a qual se nomeou: Diversidade Cultural. Também buscaremos apresentar como a imagem do negro e os conteúdos referentes à temática afrobrasileira e africana estão sendo representados/abordados nos livros didáticos de história do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental da Coleção Aprender Juntos (2013), haja vista a menção de que a referida coleção é uma das mais adotadas pelas Escolas Municipais da cidade de Campina Grande-PB. A metodologia do referido trabalho é de natureza qualitativa e descritiva, utilizando-se da análise de conteúdo para sistematização dos resultados obtidos. Adotamos como aporte teórico o estudo de autores como: Silva (2010), Choppin (2004), Bittencourt (2011), dentre outros. Através das análises realizadas constatamos que a coleção em tela presenta inúmeros avanços quanto ao cumprimento da Lei 10.639/2003 nos livros didáticos de história. Possibilitando a compreensão do educando acerca da diversidade cultural e etnicorracial de forma valorativa, fazendo abordagens e questionamentos pertinentes sobre as imagens e conteúdos que nele estão sendo abordados. Assim, percebemos que embora o processo se dê de maneira lenta aos poucos já estamos conseguindo obter êxito quanto à inserção da temática nos livros didáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.