JESUS, Carina Nogueira De et al.. A criança e o processo de conquistas. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/19731>. Acesso em: 13/12/2024 14:52
Por muito tempo, a sociedade negligenciou a criança quanto as suas especificidades e necessidades. A partir do momento que houve uma transformação na visão de infância, estas passaram a ser entendidas como sujeito de direitos atribuídos de peculiaridades de desenvolvimento. O direito à educação, então, se tornou presente recentemente. Muitos documentos foram criados ao longo dos anos para garantir esse e outros direitos. Nesse sentido, ter acesso na mais tenra idade à Educação Infantil é de extrema importância para que os indivíduos desenvolvam-se integralmente. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo fazer breves apontamentos, para melhor entender a história da criança na sociedade, bem como os direitos direcionados à infância, dando ênfase no que diz respeito ao da educação. Neste sentido, o trabalho abarca em suas abordagens a trajetória da criança, juntamente com os direitos que vão ao encontro deste individuo, pontuando brevemente qual momento da história a criança passa a ser valorizada como indivíduo de peculiaridades. O interesse pela pesquisa surgiu a partir das discussões feitas no Grupo de Estudo e Pesquisa em Estado, Sociedade e Políticas, vinculado ao Grupo de Educação Tutorial - PET, de modo que por meio dessas, surgiu a temática a ser pesquisada, levando assim ao levantamento de materiais bibliográficos que tratam a respeito do assunto, sendo o trabalho fundamentado em autores como Barroso (2000), Soares (2005), Maia (2012) e documentos como a Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), entre outros. A fim de entender melhor sobre a criança e seus direitos, fez-se necessário compreender primeiro esse indivíduo ao longo da história, pois a criança só passou a ser vista como um ser de particularidades em meados dos séculos XVII e XVIII. A partir de então, surgiu o sentimento de infância. Desta forma, com o passar dos anos, as crianças foram ganhando direitos, entre eles o direito à educação e a sua permanência nos Centros de Educação Infantil, ganhando um novo olhar para seu desenvolvimento. Contudo, é possível notar que as crianças passaram por diversos momentos que influenciaram diretamente no que diz respeito a sua imagem e valorização como ser humano em seu momento de infância. Os direitos que estas conquistaram nos dias de hoje tiveram marcas de momentos históricos e culturais e que foram determinantes para a construção de tais leis que protegessem e assegurassem essas crianças em suas fases de desenvolvimento.