Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: LEITURA, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19879
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 815
    "inscrito_id" => 5736
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Temos o objetivo de refletir sobre o papel da literatura na formação do aluno, através de um estudo desenvolvido por bolsistas do curso de Pedagogia/UNIFACEX em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. Por sua vez, a investigação se constituiu por meio da pesquisa ação. Iniciamos a pesquisa realizando uma entrevista com a equipe gestora da escola pública, situada em Natal/RN, que prontamente aderiu a tornar-se nossa colaboradora no processo de investigação. Com o diagnóstico da necessidade da escola em duas turmas de 5º ano, estruturamos nosso projeto de intervenção e investigação tendo como foco a alfabetização e o letramento.  Decidimos desenvolver o estudo tendo como referência o uso da leitura de literatura, pois acreditamos no potencial desse tipo de leitura para superação das fragilidades encontradas. No processo fizemos uso de alguns livros de literatura infanto-juvenil, selecionados com objetivo e planejamento. Observamos algumas transformações positivas que a literatura proporcionou nas duas turmas, dentre elas: melhoria da prática de leitura e escrita, o aprimoramento da escuta de histórias literárias e ampliação da capacidade de pensar criticamente. Nessa direção, podemos afirmar que as contribuições da literatura são imprescindíveis no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e cultural. Para referendar essas questões contamos com Amarilha, Yunes, Zilbermam, Silva, Lakatos, Freire e Demo como aportes teóricos que justificam a pesquisa desenvolvida. Portanto, abordamos a importância da literatura no ambiente de sala de aula, considerando o papel de um professor mediador nesse processo experiencial entre aluno e leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID5736_10082016200445.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA CLAUDIA CHAGAS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ANNA CLÁUDIA"
    "autor_email" => "claulure@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19879
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 815
    "inscrito_id" => 5736
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Temos o objetivo de refletir sobre o papel da literatura na formação do aluno, através de um estudo desenvolvido por bolsistas do curso de Pedagogia/UNIFACEX em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. Por sua vez, a investigação se constituiu por meio da pesquisa ação. Iniciamos a pesquisa realizando uma entrevista com a equipe gestora da escola pública, situada em Natal/RN, que prontamente aderiu a tornar-se nossa colaboradora no processo de investigação. Com o diagnóstico da necessidade da escola em duas turmas de 5º ano, estruturamos nosso projeto de intervenção e investigação tendo como foco a alfabetização e o letramento.  Decidimos desenvolver o estudo tendo como referência o uso da leitura de literatura, pois acreditamos no potencial desse tipo de leitura para superação das fragilidades encontradas. No processo fizemos uso de alguns livros de literatura infanto-juvenil, selecionados com objetivo e planejamento. Observamos algumas transformações positivas que a literatura proporcionou nas duas turmas, dentre elas: melhoria da prática de leitura e escrita, o aprimoramento da escuta de histórias literárias e ampliação da capacidade de pensar criticamente. Nessa direção, podemos afirmar que as contribuições da literatura são imprescindíveis no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e cultural. Para referendar essas questões contamos com Amarilha, Yunes, Zilbermam, Silva, Lakatos, Freire e Demo como aportes teóricos que justificam a pesquisa desenvolvida. Portanto, abordamos a importância da literatura no ambiente de sala de aula, considerando o papel de um professor mediador nesse processo experiencial entre aluno e leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID5736_10082016200445.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA CLAUDIA CHAGAS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ANNA CLÁUDIA"
    "autor_email" => "claulure@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Temos o objetivo de refletir sobre o papel da literatura na formação do aluno, através de um estudo desenvolvido por bolsistas do curso de Pedagogia/UNIFACEX em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. Por sua vez, a investigação se constituiu por meio da pesquisa ação. Iniciamos a pesquisa realizando uma entrevista com a equipe gestora da escola pública, situada em Natal/RN, que prontamente aderiu a tornar-se nossa colaboradora no processo de investigação. Com o diagnóstico da necessidade da escola em duas turmas de 5º ano, estruturamos nosso projeto de intervenção e investigação tendo como foco a alfabetização e o letramento. Decidimos desenvolver o estudo tendo como referência o uso da leitura de literatura, pois acreditamos no potencial desse tipo de leitura para superação das fragilidades encontradas. No processo fizemos uso de alguns livros de literatura infanto-juvenil, selecionados com objetivo e planejamento. Observamos algumas transformações positivas que a literatura proporcionou nas duas turmas, dentre elas: melhoria da prática de leitura e escrita, o aprimoramento da escuta de histórias literárias e ampliação da capacidade de pensar criticamente. Nessa direção, podemos afirmar que as contribuições da literatura são imprescindíveis no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e cultural. Para referendar essas questões contamos com Amarilha, Yunes, Zilbermam, Silva, Lakatos, Freire e Demo como aportes teóricos que justificam a pesquisa desenvolvida. Portanto, abordamos a importância da literatura no ambiente de sala de aula, considerando o papel de um professor mediador nesse processo experiencial entre aluno e leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.