Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A VALORIZAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: ENSINO DE LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, FORMAÇÃO DE LEITORES Comunicação Oral (CO) Ensino de língua portuguesa
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19964
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2062
    "inscrito_id" => 7735
    "titulo" => "A LITERATURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A VALORIZAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Resumo: O ensino de literatura nas aulas de Língua Portuguesa tem passado por um momento de instabilidade, sua função e utilidade parecem ser incompreendidas pelos professores, os quais deveriam ser os principais mediadores da riqueza literária para os alunos que são recém conhecedores desse amplo universo literário. Diante das constatações feitas nas aulas de língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino da Paraíba, foi possível diagnosticar o abandono da perspectiva de ensino do texto literário, bem como a prática de leitura em sala de aula. Assim, em meio a essa realidade, reconhecemos a importância e necessidade do (re)aparecimento do ensino de literatura na educação básica. Porém, para que essa retomada se consolide, é possível destacar que novas práticas para o letramento literário no ensino fundamental são necessárias, de modo a transformar o espaço/tempo do ensino de literatura na sala de aula e garantir a formação social dos leitores. Sob tais perspectivas já mencionadas, esse trabalho objetiva apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo projeto Prolicen intitulado, Letramento literário no ensino fundamental: onde e como acontece? que visa congregar discussões sobre o ensino de literatura, através do diagnóstico e análise de dados obtidos nas escolas da rede pública. Procurando ainda contribuir para a formação de leitores, o projeto apresenta metodologias de ensino que promovam o letramento literário na escola. Para dar suporte as nossas discussões, recorreremos às teorias tratadas Lajolo e Zilberman (1996); Soares (1999); Zilberman (2003); Cosson (2006); e Dalvi (2013)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID7735_15082016194525.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA MARIA SEGABINAZI"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA "
    "autor_email" => "dani.segabinazi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19964
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2062
    "inscrito_id" => 7735
    "titulo" => "A LITERATURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A VALORIZAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Resumo: O ensino de literatura nas aulas de Língua Portuguesa tem passado por um momento de instabilidade, sua função e utilidade parecem ser incompreendidas pelos professores, os quais deveriam ser os principais mediadores da riqueza literária para os alunos que são recém conhecedores desse amplo universo literário. Diante das constatações feitas nas aulas de língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino da Paraíba, foi possível diagnosticar o abandono da perspectiva de ensino do texto literário, bem como a prática de leitura em sala de aula. Assim, em meio a essa realidade, reconhecemos a importância e necessidade do (re)aparecimento do ensino de literatura na educação básica. Porém, para que essa retomada se consolide, é possível destacar que novas práticas para o letramento literário no ensino fundamental são necessárias, de modo a transformar o espaço/tempo do ensino de literatura na sala de aula e garantir a formação social dos leitores. Sob tais perspectivas já mencionadas, esse trabalho objetiva apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo projeto Prolicen intitulado, Letramento literário no ensino fundamental: onde e como acontece? que visa congregar discussões sobre o ensino de literatura, através do diagnóstico e análise de dados obtidos nas escolas da rede pública. Procurando ainda contribuir para a formação de leitores, o projeto apresenta metodologias de ensino que promovam o letramento literário na escola. Para dar suporte as nossas discussões, recorreremos às teorias tratadas Lajolo e Zilberman (1996); Soares (1999); Zilberman (2003); Cosson (2006); e Dalvi (2013)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID7735_15082016194525.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA MARIA SEGABINAZI"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA "
    "autor_email" => "dani.segabinazi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo: O ensino de literatura nas aulas de Língua Portuguesa tem passado por um momento de instabilidade, sua função e utilidade parecem ser incompreendidas pelos professores, os quais deveriam ser os principais mediadores da riqueza literária para os alunos que são recém conhecedores desse amplo universo literário. Diante das constatações feitas nas aulas de língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino da Paraíba, foi possível diagnosticar o abandono da perspectiva de ensino do texto literário, bem como a prática de leitura em sala de aula. Assim, em meio a essa realidade, reconhecemos a importância e necessidade do (re)aparecimento do ensino de literatura na educação básica. Porém, para que essa retomada se consolide, é possível destacar que novas práticas para o letramento literário no ensino fundamental são necessárias, de modo a transformar o espaço/tempo do ensino de literatura na sala de aula e garantir a formação social dos leitores. Sob tais perspectivas já mencionadas, esse trabalho objetiva apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo projeto Prolicen intitulado, Letramento literário no ensino fundamental: onde e como acontece? que visa congregar discussões sobre o ensino de literatura, através do diagnóstico e análise de dados obtidos nas escolas da rede pública. Procurando ainda contribuir para a formação de leitores, o projeto apresenta metodologias de ensino que promovam o letramento literário na escola. Para dar suporte as nossas discussões, recorreremos às teorias tratadas Lajolo e Zilberman (1996); Soares (1999); Zilberman (2003); Cosson (2006); e Dalvi (2013).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.